TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Princípio de funcionamento do relé fotoelétrico

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Relé fotocélula ou simplesmente rele de tempo ou timer, é o termo utilizado para denominar qualquer relé com a capacidade de realizar operações de chaveamento com manipulação de tempo. Os relés temporizadores podem variar de acordo com a sua marca e fabricante, mas operam sempre com os mesmos princípios e geralmente possuem um contato comutador acionado por uma bobina eletromagnética com retardo na ligação ou no desligamento.

Pode ser um dispositivo desenvolvido especificamente para essa aplicação ou simplesmente um modulo auxiliar, que quando acoplado ao relé e/ou sua base exerce a mesma funcionalidade. As principais funções desse tipo de relé são retardo na energização e retardo na desenergização, geração de pulsos dentre muitas outras.

Podem ser dispositivos eletrônicos e analógicos com função de tempos ajustados, são amplamente utilizados em automação de máquinas e processos industriais como partidas de motores, quadros de comando, fornos industriais e outros. Esse processo de automatização é fundamental para todos os tipos de acionamentos hoje comumente utilizados.

1. OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender o princípio de funcionamento do relé fotoelétrico.

2.2 OBJETIVOESPECIFICOS

• Familiarizar com o uso da bancada de acionamentos

• Desenvolver a habilidade de montagem de circuitos eletromagnéticos

• Compreender o princípio de funcionamento do relé fotoelétrico

• Desenvolver a habilidade de manusear com eletricidade

• Trabalhar em equipe

3 REFERENCIAL TEÓRICO

O relé de tempo, diferente dos outros tipos de relé, é um dispositivo eletromecânico temporizador que serve para realização de operações de chaveamento com manipulação de tempo, funcionando como timer em aplicações variadas de modo auxiliar. Com uma base que exerce a mesma funcionalidade que o mesmo, exercendo funções de relé no retardo de energização, o dispositivo é capaz de gerar pulsos ou ciclos em estilo temporizador, capazes de desenvolver diversas funções em escalas de tempo ou alimentação pelos temporizadores multifunção. [ALTRONIC,2011]

Os Relés temporizadores são dispositivos eletrônicos que permitem, em função de tempos ajustados, comutar um sinal de saída de acordo com a sua função. Muito utilizados em automação de máquinas e processos industriais como partidas de motores, quadros de comando, fornos industriais, injetoras, entre outros. Possui eletrônica digital que proporciona elevada precisão, repetibilidade e imunidade a ruídos. Projetado de acordo com normas internacionais, os relés constituem uma solução compacta e segura, em caixas com dimensões reduzidas para montagem em trilho DIN 35mm, nas configurações com 1 ou 2 saídas NA-NF e alimentado em 110- 130V 50/60Hz, 220-240V 50/60Hz ou 24Vcc, representado na figura 1. (SOUSA, 2009)

Figura1: Relé Temporizador

Na arquitetura de circuitos microprocessadores, os temporizadores são utilizados para gerar bases de tempo que podem ser utilizadas para os mais diversos fins, como por exemplo gerar sinais de clock para outros periféricos do chip, calcular intervalos de tempo ou medir período de sinais. [DIDZEL, 2015]

O relé temporizado é usado para provocar uma ação atrasada por um breve período após uma outra ação. Os relés temporizados são similares aos outros relés de controle em que eles usam uma bobina para controlar a operação dos contatos. A diferença entre um relé de controle e um relé de atraso é que os contatos do relé temporizado demoram um determinado tempo ajustável para alterar seus contatos quando a bobina é energizada ou desenergizada.

Os relés temporizados ou relés de atraso de tempo podem ser classificados em relé de on-delay ou de off-delay, tendo sua representação de retardo na figura 2. (SOUSA, 2009)

1. On-delay - Quando a bobina de um relé temporizado on-delay é energizada, os contatos mudam os estados depois de um tempo pré-determinado.

2. Off-delay - Quando a bobina de um relé temporizado off-delay é energizada, os contatos mudam imediatamente os estados e depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com