TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Desenvolvimento do produto

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo de Desenvolvimento de Produtos

O Desenvolvimento de um produto engloba vários tipos de necessidade, como exemplo: ver as possibilidades tecnológicas e as necessidades do mercado, para obter a qualidade e especificação no projeto do produto e do processo de produção do produto. Porém, apenas desenvolver o produto e coloca-lo no mercado não é o suficiente, no PDP também é necessário o acompanhamento do produto após lançado no mercado, caso haja necessidade de mudanças para a melhor qualidade do produto.

O processo de desenvolvimento de produtos liga a empresa ao mercado, o PDP tem um papel estratégico importante, pois ele analisa a necessidade do mercado e dos clientes, propõe soluções por meio de projeto de produtos e serviços relacionados, desenvolve o produto no tempo adequado e a um custo competitivo, sempre atendendo a qualidade na produção e as restrições de custo.

A melhoria da qualidade dos produtos já existentes no mercado e o lançamento eficaz de novos produtos, são duas questões de extrema importância para o PDP. Deve-se sempre buscar os melhores resultados de desempenho e de aprendizagem, mesmo com as incertezas, que são consideradas no PDP, pois o bom desempenho desse processo depende muito das práticas de gestão adotadas.

         - Fases do Processo de Desenvolvimento de Produto        

Em três grandes fases, o processo de desenvolvimento do produto é dividido.

A primeira fase: O Pré-Desenvolvimento

Essa fase consiste no planejamento estratégico da empresa, que determina quais produtos serão desenvolvidos, quais serão cancelados, quais os mercados serão atendidos com os produtos lançados e quando será o lançamento.

A segunda fase: O Desenvolvimento

Essa fase consiste no planejamento do projeto, onde é definido o escopo do projeto, sua viabilidade técnica e econômica, os recursos a serem mobilizados, os riscos e os custos esperados e seus riscos.

A terceira fase: O Pós-Desenvolvimento  

Essa fase consinte no acompanhamento do produto, onde se realiza avaliações sobre a satisfação dos clientes e o monitoramento do desempenho do produto, e consiste também na descontinuação do produto onde é planejado o fim de sua produção, nesta parte o processo de logística reversa são estabelecidos para o recebimento e encerramento do produto.

Bibliografia

http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/publicacoes/NilsonJairBolgenhagen.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com