TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Produção

Por:   •  19/6/2018  •  Dissertação  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SENAI “MARIANO FERRAZ”

CURSO TÉCNICO DE MECATRÔNICA

ADRIAN PIETRO BOMTEMPO SILVA

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

SÃO PAULO

2018

ADRIAN PIETRO BOMTEMPO SILVA

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola SENAI “Mariano Ferraz” como requisito para obtenção do certificado do Curso Técnico de Mecatrônica  

Orientador: Rosana

São Paulo

2018


AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, meus irmãos e amigos o apoio e o incentivo durante a realização deste trabalho.

Agradeço aos professores e orientadores pela ajuda e dedicação.


                                                                       “O Garotinho tem um parafuso frouxo.

                                                                                                              Leonel Brizola


RESUMO

O objetivo desse trabalho é mostrar a definição de processo de fabricação, um breve histórico sobre e como é feita a fabricação de um parafuso. Para a realização desse documento, foram feitas pesquisas em livros e na internet, além de analises sobre o assunto .

Palavras-chave: Processo de fabricação. Produção de parafuso. Mecatrônica.  


SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO        6

2        DESENVOLVIMENTO        7

2.1         Definição de processo de fabricação        7

2.2         Fabricaçao de Parafuso        7,8

3         CONCLUSÃO        9

4         ANEXOS        10,11

5         REFERENCIAS ...........................................................................................13  

  1. INTRODUÇÃO

     Este trabalho tem como objetivo processos industriais, mas objetivamente o processo de fabricação de um parafuso tal da empresa tal.

      Este trabalho tem muita importância pelo fato de conseguirmos visualizar como é feito o processo de industrial de alguma matéria ou objeto.

      A docente deu orientações de como deveria ser redigido esse trabalho, e nos auxiliou na pesquisa com livros e na internet.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Definição do Processo de fabricação

     Consiste em um sistema de ações que estão interligados de forma dinâmica para a transformação de algum elemento, um elemento de entrada ( matéria prima ) se transforma em um elemento de saída ( produto ).

      Existem ações imediatas, que são aquelas  que são consumidas pelo produto final, independente do seu estado de transformação e as ações ou pela atividade de processo .

      Há várias definições de processos como técnico(que altera as propriedades das coisas ) , o de modo (altera a forma ou modo de disposição das coisas),o lugar (quando ocorre o deslocamento de algo no espaço ) e o de tempo (que se resume na conservação do tempo .  

  1. Definição Processo de fabricação de algo

        O aço é a matéria-prima constituinte dos parafusos, este é obtido através de minério, transformado em ferro-coque que sofre processos de fusão e vazamento até chegar às fábricas de produção de parafusos em forma de rolos de aço.

         Estes rolos possuem um diâmetro elevado contendo vários varões de secção relativamente cilíndrica (Figura 3). Estes rolos são escolhidos com base na constituição do material e com base nas características mecânicas desejadas para o parafuso .

           A primeira etapa no processamento consiste na colocação do rolo dentro de um forno durante cerca de 30 horas, para a matéria-prima ficar mais macia. De seguida o rolo é colocado num banho de ácido sulfúrico, de modo a retirar partículas de ferrugem (óxidos). Após esta etapa, o rolo é enxaguado e coberto por um fosfato, que permite que o material não enferruje, fique lubrificado para que o material seja mais fácil de moldar.  

          Os varões do rolo passam por roldanas, sob pressão, de modo a ficarem esticados. Seguidamente, os varões passam por matrizes que os tornam axissimétricos (ou seja, arredonda a secção dos varões) e mais em frente são cortados em pedaços de tamanho aproximado do parafuso desejado. Não é do tamanho mesmo correcto devido à produção da cabeça do parafuso.

           Estes pequenos varões percorrem a linha de produção, passando por várias matrizes que irão modelar a cabeça do parafuso em três fases sucessivas em série (como uma ferramenta transfer, poupando assim tempo e espaço industrial, observado na Figura 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (592.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com