TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de extrusão de perfis em alumínio

Por:   •  8/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Santo André

2018


 rodrigo da silva amorim[pic 6]

processo de extrusão de perfis em aluminio.

Estudo apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Anhanguera - Campus II, como requisito para avaliação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Orientador: Vanderlei Araújo Militão


Santo André

2018


Os limites só existem se você os deixar existir.”

Son Goku.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus pelo dom da vida, pela oportunidade de chegar até aqui. Aos meus pais pelo amor carinho e que me deram durante essa caminhada, minha grande amiga Jessica por ter me encorajado e me apoiado em desde o inicio desta graduação pois sem a sua ajuda não teria conseguido, ao Flavio (Boto) e Rosi por ter me alimentado durante tosos esse anos  nesta minha trajetória.

Agradeço aos professores que se mostraram dispostos a ensinar, e que hoje consigo aqui aplicar todo meu conhecimento, também agradeço aos amigos que conquistei aos meus companheiros de grupo, que apesar de todas as dificuldades, conseguimos obter êxito e vencemos obstáculos que surgiram nesta trajetória.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3  JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................8

4.1 EXTRUSÃO............................................................................................................9

5  EXTRUSÃO EM ALUMINIO...................................................................................11

6 METODOLOGIA DE PESQUISA ............................................................................17

 7 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO .........................................................17

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................18


1 INTRODUÇÃO

Melhorar a eficiência econômica por meio da qualidade de um produto traz importantes benefícios tanto para quem produz este bem, quanto para quem compra. Esta qualidade só é alcançada mediante vários processos de testes, porém seu custo é uma questão complexa por existir muitos fatores que influenciam até chegar ao ponto de controle estabelecido.

Pensando neste objetivo de aumentar a qualidade do produto fabricado são criados processos que permitem o acompanhamento e identificação das falhas que ocorrem durante o processo de produtivo utilizando relatórios internos de não conformidades.

O estudo apresentado mostrará a importância da identificação e tratamento de alguns tipos de não conformidades mais encontradas no processo de extrusão de perfis em alumínio como meio de melhoria deste processo por meio da identificação de falhas potenciais e a implantação das ações necessárias em sua produção para remediar tais não conformidades, após a implantação das melhorias a competitividade da indústria no setor tende a aumentar, garantindo qualidade aos seus clientes, proporcionando maior desempenho no processo e crescimento no mercado de perfilados.

O PROBLEMA

O que é preciso para a redução do grande percentual de refugos e retrabalho dentro do processo de extrusão de perfis em alumínio.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar, por meios de estudos literários, normas produtivas e recursos disponíveis  e entender as maneiras para aperfeiçoar um sistema.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Estudar a fundamentação sobre extrusão e os equipamentos adequados.
  • Explicar quais os problemas mais comuns na extrusão de perfilados em alumínio.
  • Descrever, com base na aplicação do produto, quais os tipos de materiais empregados para melhor desempenho.

3  JUSTIFICATIVA

  • O estudo será desenvolvido visando à carência de entender um sistema complexo e eficiente de produção de perfilados em alumínio.
  • Evidenciar os tipos de defeitos na produção de perfilados em alumínio e os suas origens.
  • Esclarecer de forma sucinta e de fácil entendimento passo a passo de um funcionamento de uma extrusora de alumínio. 

4  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 EXTRUSÃO

O processo de extrusão consiste na transformação de um tarugo cilíndrico em um perfil estrutural, através da compressão do tarugo de alumínio contra uma matriz que contém um orifício através do qual escoa o alumínio, que tem assim seu diâmetro reduzido, transformando-se em um perfil, que pode ter diferentes tipos de aplicação em diversos tipos de produtos. (SLACK et al, 2009).

Existem três tipos principais de processo de extrusão: o mais comum e tradicional é a chamada extrusão direta, no qual o tarugo é comprimido contra uma matriz estática, através de cujo orifício o metal escoa transformando-se em perfil. Na extrusão indireta o tarugo estático é comprimido por uma matriz móvel através de cujo orifício o metal escoa. Na extrusão com força de atrito ativa, o container move-se com velocidade superior à do tarugo, porém a matriz é estática, de modo que a força de atrito entre o container e o tarugo tem o mesmo sentido do movimento do container e do tarugo, ao contrário da extrusão direta, na qual a força de atrito tem sentido oposto ao do movimento do tarugo. (TUBINO, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (445.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com