TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Equilíbrio Estático

Por:   •  23/3/2019  •  Artigo  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Relatório Experimento de Equilíbrio Estático

Discentes:

Diego Pelozatto

Gabriel Santos Ribeiro

Rafael Candido

Welington Souza Cezilio

Docente:Michael Jones da Silva

Rosana - SP

2018


SUMÁRIO

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        4

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        4

MATERIAIS        5

MÉTODOS        5

RESULTADO E DISCUSSÃO        5

Sistema 1        6

Sistema 2        7

Sistema 3        7

Discussões dos demais sistemas        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

2


RESUMO

Este experimento apresenta a teoria das Condições de Equilíbrio de um Corpo Rígido abordando o conceito de torque e a aplicação da Segunda Lei de Newton.O equilíbrio de um corpo rígido ocorre quando as somatórias das forças que agem sobre o corpo é igual a zero e não haja torque atuando sobre o mesmo, ou seja, não tendo aceleração angular.

Sabendo disso, nesse experimento o intuito é posicionar a régua em equilíbrio através do centro de massa e do centro de gravidade do corpo em questão. Para isso, posicionamos a régua em equilíbrio sobre um apoio e marcamos seu centro de massa e gravidade.logo após, colocamos diferentes pesos em ambos os lados em diversas distâncias , até encontrarmos o ponto em que a régua entrava em equilíbrio, ou seja, onde as forças e os torques causados se anulam.

INTRODUÇÃO

As condições de equilíbrio estático possuem inúmeras aplicações, como por exemplo, guindastes, elevadores ou pontes suspensas, para que seus respectivos cabos sustentem suas cargas com o mínimo de segurança necessária para as suas utilizações.Para entender porque e como os corpos se movimentam ou permanecem em repouso é necessário estudar as forças que atuam sobre estes corpos. Força é qualquer ação ou influência capaz de modificar o estado de movimento e repouso de um corpo, é um dos conceitos fundamentais da física. Este conceito está relacionado com a segunda lei de Newton, que é representada pela fórmula ∑F = m * a (01)

Onde (∑F) é a soma vetorial das forças, (m) é a massa e (a) a aceleração. O conceito mais importante é objeto de estudo do experimento é o de Equilíbrio. É Dito que um corpo está em equilíbrio quando é nula a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre ele, (∑F=0), primeira condição do equilíbrio.

3


A segunda condição para que um corpo com massa distribuída esteja em equilíbrio

  • que ele não tenha nenhuma tendência a girar, isto é, a soma dos torques de todas as forças externas que atuam sobre o corpo em relação a qualquer ponto deve ser nula.

τ = r x F;

Onde (τ) é o torque, (r) a distância do ponto ao eixo e (F) a força. Importantes tipos de forças que atuam sobre os corpos são o peso e tração. O peso de um corpo é a força de atração gravitacional exercida pela Terra sobre um corpo, usando equação 01 da segunda lei de Newton, apenas substituímos a aceleração, pela aceleração da gravidade. Já a força de tração ou de tensão, é a força transmitida sempre por fios e cordas ou cabos ideais (inextensíveis e de massas desprezíveis) distendendo-os (tracionando-os, esticando-os).

OBJETIVO

O objetivo dos seguintes experimentos desenvolvidos em laboratório, é entender como o sistema de um corpo rígido e seus movimentos se comportam em determinadas situações explicadas abaixo e também a importante função da atuação do centro de massa em cada corpo ou até em um sistema.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

No primeiro experimento foi realizado o equilíbrio de pesos sobre uma régua para encontramos o centro de massa em cada uma das circunstâncias. No segundo foi lançada uma bolinha sobre uma rampa côncava, e foi observado todos os pares de reações que ocorre com a essa.

4


MATERIAIS

01 conjunto de sustentação dotado de tripé triangular com haste e sapatas niveladoras;

01 rampa de lançamentos com escala de posicionamento;

01 esfera de aço;

01 Régua milimetrada ;

01 trena 5 metros ;

06 pesos de aproximadamente 50 gramas cada;

MÉTODOS

Com a finalidade de chegar no resultado, será utilizada a fórmula

xcm = x1.m1+x2.m2 (1),paracalcular o centro de massa do sistema em questão.

M

Além do mais, será observado o comportamento de cada sistema, em cada uma das determinadas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com