TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Sociologia

Por:   •  10/2/2021  •  Artigo  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade de Brasília

Introdução a Sociologia – Turma F

Ana Luísa Freire Bueno – 180157418

Bianca Duarte Ferreira - 190056771

________________

Introdução

O presente trabalho foi realizado em modelo teórico e tem como objetivo comparar as ideias de Frantz Fanon com as de Edward Said, baseado nos textos e aulas referentes a esses dois autores. Com Fanon, falando sobre estrutura e "economia política" da psicologia na sociedade colonial e Said falando sobre imperialismo/colonialismo e orientalismo, os temas a serem analisados serão poder e história.

Comparações

Frantz Fanon (1925 – 1961) nasceu na Martinica. Era médico (psiquiatra) e filósofo político. Se formou na França e trabalhava na Argélia. Escreveu o livro Os condenados da Terra que retratava a estrutura e "economia política" da psicologia na sociedade colonial.

Edward Said (1935 - 2003) nasceu na Palestina, mas tinha cidadania Americana. Foi um importante intelectual, crítico cultural e professor de literatura na Universidade de Columbia, nos EUA. Teve como influência Antonio Gramsci, Frantz Fanon, Sigmund Freud, Michel Foucault, entre outros. Em 1978, escreveu o livro Orientalismo, uma das suas mais famosas e importantes obras.

Poder:

Tanto Fanon quanto Said, falam que o poder só é feito a partir da dominação de outros indivíduos. Fanon demonstra em seu livro, Os condenados da terra, sobre como a colonização cria duas espécies de humanos, os colonos, os que dominam através da agressão e os colonizados, os oprimidos e dominados, onde a violência é o elo de ligação entre os dois. Constata como os colonos sempre exibem seus valores como melhores e perfeitos desumanizando todos os outros que seriam “inferiores” a eles, enquanto o colonizado vive em eterna tensão por estar num mundo que é hostil a ele, sempre esperando o grande confronto - com os colonos- , toda a agressão que recebe libera da mesma maneira muitas vezes entre os próprios colonizados.

Said compõe seu livro, Orientalismo, que diz respeito sobre a visão Ocidental do mundo “Oriental” (região imprecisa, estava só no imaginário do europeu). Segundo o autor, o Orientalismo é uma relação entre a Europa e o “Oriente”, considerando o domínio britânico, francês e americano. Entendia que o Ocidente criou uma visão distorcida do Oriente, numa tentativa de diferenciação que ia a favor dos interesses do colonialismo. O argumento central do livro analisa vários discursos literários, políticos e culturais, que iam de acordo com a representação dos habitantes do mundo Oriental.

Tanto em um argumento quanto no outro, aqueles que dominam têm uma visão pejorativa dos dominados, o que ajudava e muito aos colonos a ter entendimento sobre serem uma classe superior, mais forte e dominadora sem ter remorso algum sobre isso.

História:

Foi o meio mais efetivo que os colonos/europeus tinham para dominar os colonizados/orientais.

Na concepção de Fanon, o colono dita a história por meio das metrópoles, sempre usa sua própria metrópole como uma maneira de começar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com