TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEAN MANUFACTURING APLICADO NA  LEDS CORPORATION AUTOMOTIVE

Por:   •  12/11/2017  •  Monografia  •  6.499 Palavras (26 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 26

IDELVANE GOMES DE SOUZA

                                         ESTUDO DE CASO:

O LEAN MANUFACTURING APLICADO NA  

LEDS CORPORATION AUTOMOTIVE

        BETIM,MG - BRASIL

                                             ABRIL / 2016


                                       IDELVANE GOMES DE SOUZA[pic 2]

[pic 3]

O LEAN MANUFACTURING APLICADO NA  LEDS CORPORATION AUTOMOTIVE

Projeto apresentado ao Curso de.engenharia de produção para obtenção do titulo de engenheiro da produção da Instituição faculdade Pitágoras

 .

Orientador DIONE JOSE

BETIM / ABRIL

2016

  LISTA DE ABREVIAÇÕES E AGRÓGRAFO

CQ - Controle de Qualidade

CQT - Controle de Qualidade Total

EI - engenharia industrial

 

JIT - Just-in-Time

VSM - Mapeamento do Fluxo de Valor

  • STP - sistema Toyota de produção


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Com a metodologia de globalização em curso, o mercado mundial se transformou se   mais exigente , o mercado passou a exigir a diminuição dos custos da  produção e uma melhora na produtividade e na  qualidade dos produtos oferecidos no mercado.

Nesse cenário a o  desafio da sobrevivência das empresa , aliado à competitividade e à agilidade tecnológica, fez surgir novos conceitos e  técnicas gerenciais, as quais exigem  preserva  as organizações em um cenário de seguidas mudanças, aprimorando os  sistemas administrativos,exigindo  novos padrões de formação econômica  pela sociedade.

A globalização da economia fez o  o surgimento de novas tecnologias impõem-se como forma de mobilizar as organizações para a obtenção do grau máximo de competitividade, modernidade e qualidade, de modo a assegurarem sua sobrevivência e o seu crescimento.

Diante do descrito acima, se enquadra o significado  de Lean manufacturing ou Manufatura Enxuta. O princípio básico deste processo  é combinar novos meios técnicas gerenciais com com novas tecnologias, cada vez mais aprimoradas  para produzir mais produtos com menos recursos e com um numero  menor mão de obra.

O sistema de produção enxuta, surgiu  no Japão com as empresas japonesas do setor automobilístico, em especial a Toyota.

desenvolverem processos diferentes de produzir veículos em relação aos utilizados pelas concorrentes  americanas, onde o destaque era o sistema de produção em larga escala ´´ produção em massa`` da Ford e general Motors, pois perceberam que não iriam conseguir competir com base nos mesmos processo. Daí resultou um novo padrão de produção,

conhecido comoi Produção Enxuta ou Sistema Toyota de Produção (Lean

Manufacturing/Lean Production).

O termo "Lean" foi cunhado originalmente no livro  A Máquina que Mudou o

Mundo  (The Machine that Changed the World) de WOMACK, JONES E ROOS

publicado nos EUA em 1990. Neste livro, fica claro as vantagens do desempenho do

Sistema Toyota de Produção: grandes diferenças em produtividade, qualidade,

desenvolvimento de produtos etc. e explica, em grande medida, o sucesso da indústria japonesa.

Embora tenha começado na indústria automobilística a filosofia Lean

Manufacturing é utilizado em empresas de diversas atividades, de matérias-primas à distribuição, de serviços à manufatura.

  1. OBJETIVOS

O objetivo do trabalho foi apresentar estudo de caso realizado Empresa leds corporation  automotive ,onde obtiveram excelente resultados com o uso do Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta) e as aplicações das suas  ferramentas no processo produtivo da empresa.

  1. JUSTIFICATIVAS

Atualmente, as empresas para sobreviverem e se manterem competitivas,elas precisam se inovar sempre com tecnologias e treinamento para os funcionários afim de estruturar fisicamente a empresa e mentalmente os funcionários ultilizando uma metodologia nova em seu processo produtivo o Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta.

    O principal foco do processo programa manufatura enxuta e a eliminação dos movimentos desnecessários, perdas no processo eliminação de refugo no processo, onde toda a empresa participa da implantação nos diversos setores.envolve mudanças na  gestão de qualidade e gestão de processos

utilizadas para melhorar e gerenciar os processos de produção.

Como o processo implantado a melhorias significativas visíveis financeiramente,onde a redução de custo no processo e um dos principais foco do programa


  • .
  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRio

Reduzir scrap da empresa aumentando os lucros.

Melhorar o processo de inspeção aumentando a qualidade dos produtos entregues ao cliente fazendo uma parceria entre cliente e empresa para novos produtos.

Reduzir o custo do produto.

Melhorar o processo de produção aumentando a qualidade dos produtos garantindo a satisfação do cliente e mantendo um clima agradável no ambiente produtivo.

Analisar toda o sistema de entrega, desde a saída dos produtos da empresa ao cliente final.

Reduzir o tempo de produção, aumentando a eficiência na entrega .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (413.3 Kb)   docx (465.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com