TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MODOS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO: DÍVIDAS DE PEQUENO PRAZO

Por:   •  12/3/2022  •  Artigo  •  6.335 Palavras (26 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA[pic 2]

DEQ – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ÁTILA QUEIROZ

CAIO CARVALHO

MARCEL ARAÚJO

UILA LIMA

MODOS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO: DÍVIDAS DE PEQUENO PRAZO

Salvador

2021

[pic 3]

ÁTILA QUEIROZ

CAIO CARVALHO

MARCEL ARAÚJO

UILA LIMA

MODOS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO: DÍVIDAS DE PEQUENO PRAZO

Artigo científico apresentado ao curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação de Processos, do Departamento de Engenharia Química (Deq), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), requisito parcial para aprovação da discplina: Engenharia Econômica e Gestão ministrada por Michel Thompson.

Docente: Michell Tompson Ferreira Santiago

Salvador - BA, 03 de dezembro de 2021.

MODOS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO: DÍVIDAS DE PEQUENO PRAZO1

Átila Queiroz2

Caio Carvalho3

Marcel Araújo4

       Uila Lima5

        Michel Thompson6

Resumo: O atual estudo compõe-se numa análise quali-quantitativa, aplicada, exploratória e de estudo de caso. Proporciona alguns modos de amortização atuais, bem como os utilizados pelas instituições bancárias em dívidas de pequeno prazo. Sua missão é averiguar, por meio de cálculos e simulações, os benefícios e malefícios que os mais variados sistemas de amortização acarretam para as instituições financeiras. Para tanto, foi estudado um empréstimo de pequeno prazo, modalidade que, normalmente, é aprovada sem muitas garantias, como por exemplo, o crédito pessoal automático, o limite de crédito da conta corrente, o empréstimo pessoal com débito automático na conta bancária, etc. O modo de amortização francês, mais conhecido como Sistema Price, é o modelo mais utilizado nas linhas de crédito de pequeno prazo em função da facilidade e da grande aceitação do tomador. Apesar de usar a mesma taxa de juros efetivos, este modo tem maior renda para os bancos se comparado aos outros sistemas de amortização. Suas prestações são fixas e não se alteram com riscos externos, como as oscilações do cenário econômico e quando se trata de crédito consignado, o risco de inadimplência é muito pouco. Porém, este modo também possui desvantagens, como o risco de o capital emprestado atrasar mais tempo para ser devolvido, além de não ter garantias extras. Em contrapartida, as instituições financeiras admitem os riscos, mas cobram juros mais elevados nas operações de crédito.

Palavras-chave: Sistema Price. Métodos de amortização. Instituições financeiras.

Abstract: The current study comprises a qualitative-quantitative, applied, exploratory and case study analysis. It provides some current amortization modes, as well as those used by banking institutions for small-term debt. Its mission is to investigate, through calculations and simulations, the benefits and harms that the most varied amortization systems bring to financial institutions. Therefore, a short-term loan was studied, a modality that is normally granted without many guarantees, such as automatic personal credit, current account credit limit, personal loan with automatic debit to the bank account, etc. . The French amortization method, better known as the Price System, is the most used model for short-term credit lines due to its ease and wide acceptance by the borrower. Despite using the same effective interest rate, this mode has the highest income for banks compared to other amortization systems. Its installments are fixed and do not change with external risks, such as fluctuations in the economic scenario, and when it comes to payroll-deductible loans, the risk of default is very low. However, this mode also has disadvantages, such as the risk that the borrowed capital will take longer to be repaid, as well as not having extra guarantees. On the other hand, financial institutions admit the risks, but charge higher interest rates on credit operations.

Key words: Price system. Amortization Methods. Financial Institution.

[pic 4]

1 Artigo científico apresentado ao curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação de Processos, do Departamento de Engenharia Química (Deq), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), requisito parcial para para aprovação da discplina: Engenharia Econômica e Gestão ministrada por Michel Thompson.

2 Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da Ufba; especialista em engenharia clínica e graduado em Engenharia Civil. E-mail: atilaqueiroz@gmail.com 

3 Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação da Ufba E-mail:caiolimalc@yahoo.com

4  Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da Ufba; graduado em      Marketing pela Unip. E-mail:marcelaraujo@ufba.br

5 Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da Ufba; graduado em  Matemática pela Unip. E-mail:uila_santos@yahoo.com.br

6 Doutorando em Engenharia Industrial, Mestrado em Engenharia de Produtos e Sistemas, graduado em Engenharia de Produção Mecânica e Licenciatura em Matemática, Pós - graduado em Engenharia de Segurança do trabalho e MBA em Gestão de Projetos.

INTRODUÇÃO

Nos últimos dez anos, a democratização do crédito e a sua difusão ajudaram bastante para que a população crescesse o consumo. A facilidade de entrada às mais variadas linhas de crédito existentes nos dias atuais, trás os indivíduos às instituições bancárias a fim de captar empréstimos e financiamentos para várias finalidades, como a compra da casa própria e ou a reorganização da vida financeira.

As instituições bancárias e financeiras, por sua vez, disponibilizam um capital que deve ser restituído conforme pagamento com juros num certo prazo. Elas funcionam basicamente como intermediárias entre os poupadores e os tomadores de empréstimo, melhorando a economia do país. Para que o dinheiro circule com segurança de devolução, existem várias técnicas que são utilizadas para quitar estas dívidas, consideradas modos de amortização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (355.4 Kb)   docx (241.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com