TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Por:   •  18/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Jefferson Vaz da Silva

Curso: Ciência da Computação

INTRODUÇÃO AOS SITEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Exercício

Faça um esboço para identificar os componentes do sistema de informação no exemplo.

  1. Identifique os recursos de pessoas, hardware, software, rede e dados e os produtos de informação desse sistema de informação.

  1. Identifique as atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que ocorreram.

Perguntas

  1. Como os sistemas de informação podem apoiar as operações de negócios de uma empresa e a tomada de decisão pelos gerentes e lhes conferir uma vantagem competitiva? Dê exemplo.

Em alguns exemplos, lojas utilizam os sistemas de informação para apoiar nos registros de compras por seus clientes, administrar estoques, pagar funcionários, adquirir novas mercadorias e avaliar tendências das vendas. Em cima das tendências gerentes tenta obterem suas vantagens competitivas estratégicas em qual material dar continuidade ou descontinuar, análise que é fornecida pelo sistema de informação.

  1. O uso da Internet, intranets e extranets nas organizações conectadas em rede está afetando a maneira como as empresas operam e como os computadores são utilizados? Explique.

A internet se tornou uma plataforma vital na comunicação eletrônica para a colaboração do comercio. Sites comerciais na internet se tornaram casas de compensação para a troca de interatividade de informações por e-mail, sistemas de chat, fóruns de discussões e edição de multimídias. Sites comercias também servem como pontos de atacado e varejo eletrônico para compra e venda de uma ampla variedade de produtos de serviços.

  1. Qual a importância do TI para a globalização de um negócio? Utilize exemplos para ilustrar sua resposta.

As empresas se expandem no mercado globalizado para fabricar ou montar produtos, levantar dinheiro em mercados mundiais de capital, formando alianças com parceiros globais e competindo com concorrentes globais por clientes em todo o planeta.

  1. Como um gerente pode demonstrar que é um usuário final responsável dos sistemas de informação? Dê alguns exemplos.

Existem vários termos conceituais, Gerentes de Vendas, por exemplo, pode utilizar seus terminais de computadores para obter resultados de vendas de seus produtos e acessar relatórios semanais de análise de vendas que avaliam as vendas de cada vendedor.

  1. Um processo empresarial pode passar por reengenharia sem apoio do TI? Explique.

A reengenharia dos processos de negócios simplifica e agrega tarefas de modo a eliminar o trabalho redundante ou repetitivo. Assim, a empresa é capaz de reduzir os níveis hierárquicos, “downsizing”, o que facilita a comunicação entre os membros, além de aumentar a flexibilidades dos processos, reduzir gastos, aumentar a qualidade, etc.
Deste modo, as etapas da reengenharia incluem:
- Identificação dos processos que precisam ser reformados;
- Determinar como as melhorias podem ajudar a empresa a executar sua estratégia;
- Entender e mensurar o desempenho dos processos existentes;
- Gerenciar a mudança.
A TI desempenha papel fundamental na reengenharia dos processos, uma vez que se apresenta como ferramenta estratégica para obtenção de vantagem competitiva.Ela permite o desenvolvimento de novos produtos, transformação de
 setores, aumento do poder de barganha de fornecedores e consumidores, intensificação da rivalidade competitiva, criação de novas oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com