TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de Fabricação

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Atividade A4

Capítulo 3 (Conformação Plástica)

Data de entrega: até 07/11/2020 Valor: 5,0 pontos

Exercícios Propostos (Individual)

  1. Defina deformação elástica e deformação plástica.

Defomação elástica:

Um corpo submetido a uma força pode ser elasticamente deformado se cessada a aplicação da força que provocou a deformação volta ao seu estado normal. O elástico comum é um corpo que após sofrer uma deformação elástica volta ao seu tamanho original. Uma mola comprimida ou esticada sofre uma deformação elástica, mas volta ao seu tamanho original após cessar a aplicação da força. Quando aplicamos uma força com um martelo sobre uma superfície de chapa (por exemplo, a porta do automóvel) então a deformação neste caso não é elástica, pois a deformação permanece após o impacto do martelo.

Deformação plástica:

É a fase a partir do qual  o material sofre um deformação permanente (não consegue recuperar suas dimensões originais após a retirada das cargas).

  1. Explique como a deformação plástica se relaciona com o processo de conformação plástica.

  1. Explique, de forma sucinta, os processos de conformação plástica listados abaixo. Se necessário, usar desenhos esquemáticos. Em cada caso, cite pelo menos um exemplo de peça fabricada com cada processo.
  1. Laminação

É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação. O material tem sua espessura reduzida de acordo com a abertura entre os cilindros de laminação. Sucessivas passadas através dos cilindros, com aberturas decrescentes, reduzem o material à espessura desejada. Através da laminação é possível obter-se tanto produtos acabados (chapas, barras, perfis), como produtos semi-acabados (placas).

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 2][pic 3]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/zuo5JDunw3dWJphn7

https://images.app.goo.gl/R25UBQ5NCQpXEY1h9

  1. Forjamento

Operação de conformação mecânica para dar forma aos metais através de martelamento ou esforço de compressão (prensagem), tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 4][pic 5]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/gggYRQFuM2sZhoPC8

https://images.app.goo.gl/1Bz1SKVYt4PSsSsQ8

  1. Extrusão

Nesse processo a peça é conformada pela ação combinada de tensões (tração e compressão), mas o que faz com que a peça adquira o formato desejado é a resistência imposta pela matriz (molde ou orifício) à passagem da peça. Assim dizemos que a extrusão é um processo de conformação onde a força predominante é a compressão indireta (desenvolvida pela matriz). A extrusão é um método muito comum que faz parte do processo produtivo de filmes plásticos, chapas, barras e peças de metal e até mesmo de alimentos. Basicamente, seu principal componente é a prensa hidráulica, ou extrusora, que irá forçar a passagem do material pela matriz e controlar o curso e a velocidade de extrusão.

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 6][pic 7]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/gkVFf5pdYZNT9cGE8

https://images.app.goo.gl/f3W4au8tWyu7AuPF8

  1. Trefilação

A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz. O escoamento plástico é produzido pela combinação da força tracionadora com as forças compressivas provenientes da reação da matriz sobre o material.

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 8][pic 9]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/4LaERwFMUzjZUKY18

https://images.app.goo.gl/ar7eG8k6wk2iACZbA

  1. Estampagem

O processo de estampagem consiste na realização de um conjunto de operações, através da deformação plástica, provocada pelas tensões de tracção exercidas sobre a chapa, submetendo uma chapa metálica plana a uma ou várias transformações, com o intuito de obter uma peça, com uma superfície não planificável, que possua uma forma geométrica própria, podendo ser plana ou oca. As peças de forma mais ou menos complexa e irregular, mas que apresentam a característica de estar constituídas de material com espessuras quase uniforme, podem obter-se mediante uma sucessão de estampagens.

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 10][pic 11]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/6KcSt641k87ff29d8

https://images.app.goo.gl/XaKX5NCQctSKxr3cA

  1. Dobramento

Nesta operação, a tira metálica é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes, em ângulo, com raio de concordância em sua junção.

Ex.: Esquema do processo de fabricação e produto final, respectivamente.

[pic 12][pic 13]

Fonte:

https://images.app.goo.gl/jGtmsGXkPzthSbuw7

https://images.app.goo.gl/JTo2FbWg91vT2JL86

  1. Explique, de forma sucinta, o processo de calandragem de chapas.

A calandragem é um processo industrial que atribui o formato final às peças laminadas de metal, principalmente às chapas de aço. Ela é realizada em uma máquina conhecida como calandra. Nela as chapas são submetidas a um procedimento que pode servir para conferir a elas sua curvatura ou para aplainar novamente peças que estão onduladas, geralmente porque não foram armazenadas da maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (607 Kb)   docx (824.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com