TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

Por:   •  17/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

2015


PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CAPACIDADE

2015

RESUMO

Planejamento e controle de capacidade ou planejamento e controle agregados são esses os nomes que damos a função de suprir a capacidade produtiva para satisfazer à demanda atual e futura. É determinar a capacidade efetiva da operação, de forma que ela responda à demanda. Os cálculos de demanda e capacidade são realizados de forma agregada, buscando o equilíbrio adequado entre capacidade e demanda, assim gerando altos lucros e clientes satisfeitos.

Capacidade é o máximo nível de produtos ou serviços que podem ser produzidos em um determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operações. Portanto, capacidade é uma função com duas variáveis: volume/tempo, pois as medidas de capacidade não refletem a capacidade de processamento, assim incluído a dimensão tempo adequada para o uso. Exemplo: Uma fábrica de aparelhos de ar-condicionado com capacidade de 800 unidades por semana. Assim o processo de manufatura é capaz de produzir o volume de 800 peças por semana de forma que não tenha alteração no volume de produção. O tempo de decisão para determinar a capacidade efetiva de uma operação é de longo, médio e curto prazos. E essas decisões são tomadas a partir das análises de aspectos de desempenho que afetarão positivamente ou negativamente os impactos, como:

Custos: que são afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Com o nível de capacidade maior que à demanda gera altos custos.

 Receitas: que são afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. O nível de capacidade igual ou superior à demanda resultam no aumento da receita e evita perdas.

Capital de giro: será afetado se ocorrer estoque antes da demanda. A organização financia o estoque até que seja vendido, assim podendo atender a demanda.

Qualidade: será afetada pela má qualidade dos bens ou serviços. Constante mudanças, aumento de erros.

Velocidade: afetada pela resposta do cliente. Através do estoque clientes sejam atendidos de forma direta, assim reduzindo estoque, risos e atrasos.

Confiabilidade: afetada pelo fornecimento de serviços e produtos. A confiabilidade desse fornecimento será menor, quanto mais próximo da capacidade total estiver a demanda.

Flexibilidade: será afetada se a demanda e a capacidades estiverem em equilíbrio. A flexibilidade será maior se a capacidade for maior.

As decisões de planejamento e controle de capacidade são divididas em três etapas. Logo, as três etapas têm uma ideia de demanda e capacidade.  A primeira etapa consiste em medir a demanda e a capacidade de forma que a gerencia venha ter uma base dos requisitos para uma previsão de demanda. No primeiro requisito as previsões são expressas em termos monetários. No segundo requisito a previsão precisa ser exata, ocorrendo mudanças antes que a demanda ocorra. No terceiro requisito, o termo indicação pode diferir no resultado final. As organizações têm que ter uma boa previsão de demanda para lidar com a sazonalidade. Lidar com a demanda sazonal é saber que alguma são previsíveis e outras não.

A medição da capacidade consiste em medir o volume da produção, que é uma medida básica, já que a natureza do produto não sofre alterações e consiste em medir a capacidade de insumos, que são usadas para definir a capacidade. Capacidade é o máximo nível de produtos que um processo pode realizar, esses produtos fornecem fatores de capacidade como: capacidade de projeto e capacidade efetiva, essas duas variáveis a partir da sua proporção entre o volume de produção real e capacidade de projeto e entre a saída real e sua capacidade efetiva é chamada utilização e eficiência da planta.

A medida de eficácia (OEE) é um método que calcula a efetividade dos equipamentos de operação. Para o equipamento operar de forma eficaz, é necessário alcançar altos níveis de desempenho nos três aspectos: velocidade (seu tempo de ciclo); qualidade do produto e tempo (que é o tempo que está disponível para operar).

A segunda etapa consiste em identificar as políticas alternativas de capacidade através de três políticas disponíveis que são: política de capacidade constante que ignora as flutuações da previsão, essa política considera que o mesmo número de pessoas opera os mesmos processos e por isso são capazes de produzir o mesmo volume de produção em cada período, assim estabelecendo um nível constante durante todo o período de planejamento. A segunda política é de acompanhamento da demanda, essa política reflete na mudança da capacidade para uma realidade bem próxima dos níveis de demanda. Esse acompanhamento exige que a capacidade seja ajustada através de alguns métodos como: horas extras e tempo ocioso, variação do tamanho da força de trabalho, recrutar pessoas em tempo parcial e subcontratação. A terceira política é a gestão da demanda que tem como objetivo alterar a demanda por meio de preço, é transferir a demanda dos períodos de pico para períodos tranquilos, assim regulando a demanda. O gerente também pode reduzir custos e os estoques, minimizar o investimento em capital, formular uma abordagem ágil em todos os momentos, através de uma política mista. Quando a capacidade de uma operação é fixa é importante usar a abordagem de gestão do rendimento, pois é adequado para tentar maximizar o rendimento de sua capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com