TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE RECICLAGEM DE POLÍMEROS OU CERÂMICAS

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI[pic 1]

CIÊNCIAS DOS MATERIAIS

PROCESSOS DE RECICLAGEM DE POLÍMEROS OU CERÂMICAS

23de Maio de 2018

SÃO PAULO

2018[pic 2]

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Conceitos discutidos no artigo proposto        4

3.        Artigos        5

4.        Conclusão        9

5.        Referências        10

[pic 3]

  1. Introdução

O descobrimento do polímero acarretou em uma mudança inovadora para o mundo, as características físicas e químicas do mesmo possibilitou a criação de diversos produtos presentes no cotidiano, desenvolvendo novos materiais e substituindo boa parte das matérias-primas de origem natural.

Polímeros são macromoléculas formadas pela união de vários monômeros agrupados nas ligações cruzadas, são classificados como, polímeros naturais, sintéticos, e derivado do refinamento de petróleo.

Com a evolução das embalagens plásticas a quantidade de polímero utilizado e descartado aumentou bruscamente nos últimos anos, pois apresentam vantagens de baixo custo, flexibilidade e resistência a impactos. As empresas passaram a adotar o polímero como principal matéria para as embalagens de produtos industriais, gerando riscos ao meio ambiente.

Por serem descartados de maneira inapropriada, sua estrutura considerada resistente faz com que eles se acumulem na natureza ocasionando em poluição de rios e mares, afetando os animais que vivem nesses meios.

Devido ao uso excessivo de polímero, foi necessária a criação de métodos de reutilização e reciclagem de alguns tipos de polímeros para a preservação do meio ambiente. Importante conscientizar as pessoas para o controle de uso e descarte desses materiais, a adotar polímeros biodegradáveis.

  1. Conceitos discutidos no artigo proposto

Sinterização de uma mistura de cavaco de aço inoxidável com pó do mesmo material. Uma nova tecnologia para a reciclagem de metais?

Atualmente existem diversas formas de prejudicar o  meio ambiente, dentre elas, uma das principais atividades que dificultam a preservação da natureza, é o aumento diário de resíduos presentes na terra devido ao consumo excessivo de matéria prima. Praticas como reutilização e reciclagem de determinados materiais tem como intuito combater os problemas causados.

A metalúrgica do pó é uma técnica conceituada como obtenção de peças metálicas e não metálicas, vem sendo aprimorada desde o séc xx, adquirindo benefícios as indústrias que optaram por esse sistema. O modo apresenta controle exato na produção química, redução ou eliminação das operações de usinagem, acabamentos superficiais, pureza nos produtos, fabricação de peças complexas, entre outras utilidades.

O procedimento de fabricação de produtos metálicos se divide em duas fases, compactação, definida como aplicação de pressão nos pós metálicos, e sinterização (aquecimento a temperatura próxima à de fusão em controlado tempo, atmosfera e temperatura).

O laboratório de metalurgia do pó do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira realizou um teste provocando o alto aproveitamento da matéria prima, a mistura de cavaco de aço inoxidável da série 316 ao pó do mesmo material, as amostras com o cavaco e outras substancias já distribuídas passaram por limpeza, secagem, e resfriamento antes da sinterização.

O experimento confirma que a resistência mecânica diminui conforme a quantidade de cavaco adicionado aumenta, e que a deformação do pó puro é consideravelmente maior que a deformação da mistura com o cavaco. Os resultados obtidos foram positivos, ultrapassando as expectativas criadas, portanto o processo é considerado eficiente.

O processo viável, além de possuir vantagens financeiras as empresas, ameniza os impactos ambientais com a reciclagem e reaproveitamento do aço inoxidável, tornando-se assim, ecologicamente correto.

  1. Artigos

Artigo I

A importância das propriedades físicas dos Polímeros na Reciclagem

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A09.PDF

Os plásticos são constituídos por macromoléculas (grandes moléculas) chamadas de polímeros, onde são produzidos por monômetros (substâncias químicas menores). Os principais processos de polimerização são:

  • Polimerização por adição se define quando a macromolécula final é formada por junções de monômeros todos idênticos entre si, no mínimo o mesmo deve apresentar uma ligação dupla entre carbonos.
  • Polimerização por condensação, o polímero é composto pela combinação de dois ou mais monômeros, assim ocorrendo a eliminação das moléculas mais simples, e não é necessário ligações duplas entre os carbonos.

Os plásticos mais utilizados atualmente são o PVC, polietileno e o PET, porém sua incineração causa muitos malefícios para o meio ambiente. Por esse fato existe alguns processos de reciclagem, são descritos os mais comuns a seguir:

  • Reciclagem Primária consiste no reaproveitamento de resíduos poliméricos industriais por métodos de processamento padrão, como, aparas que são novamente introduzidas no processamento e rebarbas da própria linha de produção da fábrica.
  • Reciclagem secundaria ou mecânica é o procedimento cujo reutiliza os materiais descartados, no processo de produção de outros materiais.
  • Reciclagem terciária ou química é o reprocessamento de plásticos descartados, assim sendo convertidos em monômeros para a reutilização como produtos químicos, pode também tratar de misturas de plásticos, reduzindo custos de pré-tratamento, além de permitir a produção de novos plásticos com a original qualidade.
  • Reciclagem quaternária ou energética é a tecnologia que utiliza resíduos plásticos como combustível para obtenção de energia elétrica e térmica, podendo até ser uma solução para a destinação do lixo urbano não reciclável.  

O processo de reciclagem pode ser empregado apenas através de uma coleta seletiva do lixo, separando todos materiais plásticos descartados.

Em nosso país a reciclagem de plásticos vem crescendo a cada ano, mas o grande problema do lixo plástico é sua grande variedade de tipos desse material dificultando a separação para o processo de reciclagem. Para facilitar essa separação os materiais trazem uma marcação de identificação, essa simbologia auxilia na separação dos materiais plásticos nas usinas de triagem são elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com