TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE LUMINÁRIAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  1/3/2018  •  Monografia  •  10.165 Palavras (41 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Engenharia de Produção Mêcanica

FRANCISCA CÉLIA RODRIGUES

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE LUMINÁRIAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA (IP):

Proposta de Sistematização e Controle

SÃO PAULO – SP

Dez-2012

FRANCISCA CÉLIA RODRIGUES

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE LUMINÁRIAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA (IP):

Proposta de Sistematização e Controle

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheira de Produção, do curso de Engenharia de Produção, com habilitação em mecânica, da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

Orientador: Prof. MsC Petrônio Garcia Martins

SÃO PAULO – SP

Dez-2012

“A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente”

Arthur Schopenhauer


Ao meu pai José Pereira Rodrigues, à minha mãe Angelita Evangelista Rodrigues e à minha irmã Sônia Maria Rodrigues pelos constantes incentivos e apoio no decorrer de todo o período de minha formação universitária – onde pude ter a oportunidade em vivenciar significativas experiências de aprimoramento profissional, relacionamento interpessoal e aprendizagens diversificadas – possibilitando-me a visualização e o reconhecimento de metas e objetivos vinculados aos princípios de honestidade, generosidade e bom relacionamento com as pessoas.

Ao estimado Edson da Silva (Neghrao), pelo apoio integral e pela solidariedade sincera, proporcionando-me confiança nos estudos.


AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador Prof. MsC Petrônio Garcia Martins, que comigo estabeleceu um relacionamento de confiança, com apoio e incentivo integral à elaboração deste trabalho, dispondo-me seus conhecimentos, suas orientações e sua generosidade.

Aos professores da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, em reconhecimento à competência com que realizam suas atividades docentes e orientam seus alunos, e por ter me proporcionado boas experiências de relacionamento humano e de desenvolvimento de minha aprendizagem ao longo do curso de Engenharia de Produção.

Aos colaboradores do setor de Engenharia e Controle de Qualidade, da empresa ILUMATIC, que contribuíram no desenvolvimento deste trabalho mediante suporte às medições e verificações técnicas, incluindo trocas de idéias sobre luminotécnica e desenvolvimento de produtos de iluminação.

Aos meus familiares que acreditaram, desde o início, em minha capacidade e determinação para vencer as limitações existentes, visando concretizar o sonho de formação universitária e acreditar na possibilidade de efetivar maiores e melhores contribuições através do desenvolvimento do conhecimento.


RESUMO

O objetivo deste trabalho é estabelecer propostas para a sistematização e o controle das fases e atividades de projeto e desenvolvimento de luminárias para iluminação pública, com a finalidade de proporcionar uma melhoria no fluxo de dados e informações técnicas, melhorar os critérios de medição e verificação das características luminotécnicas do produto, melhorar os controles e as atualizações acerca das correções e dos ajustes de luminárias e a permitir uma assertividade documental e de seqüenciamento das etapas inerentes ao projeto, desde à fase inicial de análise de viabilidade técnica, passando pelo desenvolvimento de protótipos, peças e subconjuntos, até a finalização do produto, estabelecendo-se adequações para o posterior delineamento do processo de produção de luminárias usadas em iluminação de vias e áreas externas.

PALAVRAS CHAVES: Luminária; Iluminação Pública, Equipamentos Auxiliares de Iluminação; Grandezas e Unidades Luminotécnicas; Lâmpadas de Descarga a Alta Pressão (sódio, mercúrio e metálica); Tensão de Arco.


ABSTRACT

The objective of this work is to establish proposals for the systematization and control of the phases and activities of design and development of luminaires for street lighting, for the purpose of providing an improved flow of data and technical information, improving the criteria for measuring and testing the characteristics lighting design of the product, improve controls and updates about fixes and adjustments to fixtures and allow a documentary assertiveness and sequencing of steps inherent in the project, from the initial analysis of technical feasibility, through prototype development, parts and subsets until the completion of the product, taking the latter design adaptations for the production of lamps used for illumination of roads and external areas.

KEYWORDS: Luminaire; Public Lighting, Lighting Equipment Auxiliary; Quantities and Units lighting design; Discharge Lamps High Pressure (sodium, mercury and metal); Voltage Arc.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        10

1.1        Elementos Construtivos de Luminárias para Iluminação Pública        11

1.2        Delimitação Temática        14

1.4        Desafios        14

1.5        Hipótese        15

1.6        Objetivos        15

1.6.1        Objetivos gerais        15

1.6.2        Objetivos específicos        16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com