TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DO EMPREGO DOS REQUISITOS DA CERTIFICAÇÃO LEED®: ESTUDO DE CASO DO NOVO PRÉDIO DE LABORATÓRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

Por:   •  10/10/2016  •  Seminário  •  4.971 Palavras (20 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 20

PROPOSTA DO EMPREGO DOS REQUISITOS DA CERTIFICAÇÃO LEED®: ESTUDO DE CASO DO NOVO PRÉDIO DE LABORATÓRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

Anissa Kaori¹, Brunno Ziarescki²

Resumo: O intuito deste trabalho é a explanação de conceitos relacionados ao sistema de avaliação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), no ambiente da construção civil, propondo sua utilização no novo prédio de laboratórios do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Foi realizada uma fundamentação teórica da concepção e funcionamento desta ferramenta, seguida de propostas em forma de práticas e aplicações de materiais, que caso sejam consideradas, venham a contribuir para a sustentabilidade e o meio ambiente.

Palavras-chave: Certificação LEED®; Demonstração; Green Building.

PROPOSAL OF EMPLOYMENT OF THE LEED CERTIFICATION REQUIREMENTS: CASE STUDY OF THE NEW LABS BUILDING ON ADVENTIST UNIVERSITY CENTER – CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

Abstratc: The article aims to understand the role of environmental certification in civil engineering, by using the certification, which has become even more relevant in the Brazilian civil construction, LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). The research undertaken here presents a case study proposing the use of the LEED certification requirements and that this may result in the new building of laboratories UNASP-EC.

KeywordsLEED ® Certification; Demonstration; Green Building.

        Este artigo apresenta uma proposta para alguma possível implantação da certificação ambiental LEED e os benefícios que esta proporciona nos novos laboratórios do Centro Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho.

        Neste contexto algumas perguntas surgem algumas perguntas: Por que desejar uma construção sustentável? Quais fatores sustentam essa ideia?

Para responder estas questões será preciso analisar o contexto do mundo e da construção civil e o que a sustentabilidade pode oferecer como solução.


        O estudo conta como referência manuais e regulamentos disponíveis online no site do U.S. Green Building Council® (USGBC®), Green Building Council Brasil (GBC), como o manual LEED for Schools New Construction and Major Renovations Rating System, realizando-se o detalhamento de alguns dos critérios de avaliação desta ferramenta. Dissertações acadêmicas em Engenharia Civil e Arquitetura, além de livros e obras literárias que abordam o tema da sustentabilidade na construção civil, também serão utilizados. Após a revisão da literatura e coleta de dados, será realizada uma apreciação dos critérios e possíveis propostas de aplicação dos mesmos no novo prédio de Laboratórios do Curso de Engenharia Civil.

        O ambiente da construção tem um profundo impacto sobre o meio ambiente, a economia, a saúde e a produtividade. Avanços na ciência da construção, tecnologia e operações estão se tornando indispensáveis para projetistas, construtores, operadores, além de proprietários que estão preocupados com o ambiente e desejam desfrutar da construção sustentável, esta que maximiza o desempenho econômico e ambiental das edificações.

        Há muitas definições de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Algo sustentável para alguns, pode não satisfazer a outros. Porém, a mais aceita definição mundial de desenvolvimento sustentável é, segundo a Brundtland Commission, formalmente conhecida como Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou World Commission on Environment and Development, é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

Por meio do programa de certificação verde de construção, LEED®, Liderança em Energia e Design Sustentável, ou Leadership in Energy and Environmental Design, o Conselho Americano de Construção Verde ou United States Green Building Council, que é a organização responsável por fomentar a indústria de construções sustentáveis internacionalmente, está transformando o ambiente das edificações. Segundo este mesmo conselho, o movimento de construção verde oferece uma oportunidade sem precedentes de responder a altura aos mais importantes desafios de nosso tempo, como as mudanças climáticas globais, a dependência cara e não renovável das fontes de energia, além de ameaças à saúde humana.

Para a validade do uso de Green Buildings é necessário e exigido a redução do uso de energia e água sem diminuir o nível de conforto ou padrão de vida dos usuários.

Conforme BAUER, MÖSLE, SCHWARZ (2010), o setor de construção mundial utiliza-se de 40% dos requisitos primários de energia e também de uma quantidade considerável de água, se levar em consideração padrões globais de consumo. Deste modo os edifícios verdes influenciam de maneira considerável no meio ambiente, vislumbradas as necessidades de energia e água para os próximos 50 a 80 anos.

Logo entende-se que nossas edificações devem ser planejadas, construídas e executadas de acordo com os princípios de eficiência energética, climática, e de conservação da água, aplicando-se mesmo quando se entende como longínquo o futuro que combate ações inconvenientes que contribuem para mudanças climáticas.

É bom salientar que determinadas soluções e práticas para a construção sustentável, não podem ser as mesmas em todas as áreas do mundo e em todas as sociedades. Portanto os sistemas de classificação desenvolvidos e as técnicas utilizadas serão diferentes.

Sustentabilidade e construção civil

        A sustentabilidade na construção civil veio para ficar. Atualmente novos métodos de economia surgem a cada instante. Praticamente toda semana lemos matérias sobre novas construções inovadoras, que prometem melhorar o estilo de vida trazendo também economia para seus usuários. Porém não é nada fácil ter um empreendimento classificado como sustentável.

        A incerteza da vida gerou essa necessidade de cuidar do planeta para uma vida mais longínqua. Sabe-se que o efeito estufa e consequentemente o aquecimento solar, desmatamentos e animais em extinção, levaram alguns homens a pensar no que consomem, por que e como consomem. Assim nasceu a visão de sustentabilidade nas edificações. Cada empreendimento tem mecanismos de redução de desperdício de matéria prima, água e energia, elementos básicos para a subsistência, e a indústria vem explorando essa busca aprimorando seus produtos para dar qualidade e satisfação ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com