TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio O Fenômeno da produtividade

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

O Fenômeno da produtividade

A cada passar dos anos, podemos comprovar a crescente evolução da raça humana, através dos números, com índices de crescimento sempre positivos e isso é aplicado no trabalho, nos esportes, no nosso dia-a-dia de uma forma geral.

As empresas são os melhores exemplos, com um autopoder de investimentos é possível comprar máquinas cada vez mais automatizadas, treinamentos, novos processos, profissionais destinados ao aumento da produtividade.

Há décadas os EUA é referência nesse aspecto, com um enorme capital o país não se cansa de superar resultados, trazendo ótimos resultados e condições para o país e consequentemente para os cidadãos.

O aumento da produtividade requer um trabalho minucioso e requer métodos eficientes, além de investimentos, programas para impulsionar empresas, prêmios por objetivos e excelências, algo já usado em muitos países.

O conceito para o aumento da produtividade é basicamente fazer mais com menos, ou seja, produzir mais com a utilização de menos recursos, isso reflete na economia, mais empregos, maiores salários, mais investimentos, ou seja, é benéfico para todos.

Definições de produtividade

A produtividade é o resultado eficiente economicamente do processo de entrada de material referente ao produto final.

Esse cálculo é feito através de uma conta básica, ou seja, recursos utilizados sobre o produto fabricado, o famoso output/imput, sempre tendo como meta, reduzir os imputs e aumentar o output, é aplicada sobre os custos dos recursos utilizados, desde que mantenha um equilíbrio.

Vale destacar que produtividade é diferente de aumento de produção, ou seja, seu produzo 100 peças com 10 operadores e no mês seguinte produzir 150 peças com 15 operadores, terei um aumento de produção, e se eu tivesse produzido de um número maior que 100 peças com 10 operadores, isso sim seria constatado como aumento da produtividade.

Produtividade se leva em consideração a redução dos recursos para produzir um produto.

Fator predominante para o aumento produtivo, são os processos de melhoria, aumento da competividade (Quando se há concorrentes, a tendência é procurar evoluir ainda mais, afim de não perder mercado), seguir as inovações tecnológicas que começaram a partir da 1° revolução industrial, processos e conceitos de gestão cada vez mais aplicados na indústria, procurando corrigir o mínimo de falha que seja, reduzindo tempos, estoques, custos de mão-de-obra, otimização de recursos, mudanças de layouts entre outras.

Não basta apenas ser produtivo, é necessário unir produtividade a qualidade, mantendo-se competitivo em todos os aspectos.

Com cada vez mais fabricantes de “X” produtos, tais como: automóveis, eletromésticos, eletroeletrônicos, vestuário entre outros.

Eficiência e eficácia

O conceito que determina eficiência e eficácia, pode ser claramente compreendida através da simples ideia de que:

Eficiência quer dizer que a operação foi feita em um período menor do que o programado.

Eficaz, podemos definir um produto ou uma operação feita de forma que se obteve um melhor resultado, mesmo que em um prazo maior.

Então encontramos 3 situações entre esses conceitos, sendo eles: Podemos ser eficientes e eficazes, ser eficiente e não ser eficaz e não ser eficiente e ser eficaz.

Pode ser considerar que eficácia visa os resultados e eficiência visa a qualidade, o nível de competência.

Gestão da produtividade

É um assunto que requer estrema atenção, pois se o proprietário quer elevar sua empresa de patamar, é necessário investimento tecnológico e financeiro, sistema organizacional.

É necessário estar apto as mudanças e melhorias, desde a parte fabril até a direção é preciso ter uma integração entre todas as áreas que necessitam participar do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com