TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Fabricação

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Processos de Fabricação

Professor(a): Iury Sousa e Silva

Desafio Colaborativo

  1. Analise os dados referentes a produção e dados sobre os polímeros e suas aplicações no Brasil (um site muito importante da área que pode ser consultado é o www.abiplast.org.br, entre outros sites).

O Brasil cresceu 2,5% em 2017 em relação a 2016 na produção de plásticos, segundo dados da associação que representa o setor nacional, após 03 anos consecutivos de queda dos níveis de produção.

As expectativas são que os níveis de produção cheguem aos patamares anteriores à crise somente a partir de 2022.

Ascenção do setor do polímero é que sejam geradas, aproximadamente, 6.200 vagas neste ano. A estimativa de crescimento para produção é de, ao menos, 3% em 2018, devido à melhora do setor da construção civil e aumento da demanda por plásticos na área.

Com o resultado positivo na produção de plásticos no Brasil, consequentemente abertura de empregos que subiu em 2017, após 03 anos no vermelho. Em médias abertos 4.696 vagas de trabalho ao todo.

A cada 1 milhão injetado na produção no setor de polímeros, são gerados 29 novos empregos, aumento de 3,35 milhões na produção total da economia, aumento de 1,3 milhões no PIB brasileiro. Dados coletados pela ABIPLAST Perfil 2017.

Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) atua no mercado há 50 anos em defesa dos interesses das indústrias de transformação e reciclagem de materiais plásticos. Também tem um importante papel na integração de todo o processo em busca de soluções conjuntas no desenvolvimento de processo de produção que envolvam a economia circular.

  1. Dê sua opinião sobre a indústria dos polímeros, a partir dos dados que você pesquisou e utilize-os como referência na sua postagem.

Como podemos analisar pelos dados coletados nas pesquisas é um setor que vem crescendo e com perspectiva positivas.

A grande demanda dos consumidores da indústria transformadores de polímeros, em consequência abertura de vagas de emprego e tecnologias no mercado, agrega pontos positivos no Brasil. Por outro lado, temos a degradação ambiental e o efeito estufa.

A principal desvantagem associada à utilização dos materiais poliméricos é o fato de demorarem muito tempo para se degradarem no meio ambiente. Isso acarreta a necessidade de reciclagem dos materiais.

 Porém, alguns polímeros não podem ser reciclados de forma direta, pois não existe uma forma de desintegração do material totalmente. Quando não é possível reciclar, tem que ser queimados. Essa queima libera gases tóxicos devendo serem tratados antes da queima. principal do em outro tópico mais espifico. 

  1. Apesar dos poucos materiais oriundos de fontes naturais, apresente também uma pesquisa sobre polímeros de fonte renovável que podem ser utilizados em produtos comerciais.

Os polímeros naturais são os que ocorrem na natureza.

Alguns exemplos: A borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas.

Fontes renováveis de origem vegetal: Milho, celulose, batata e cana-de-açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (235.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com