TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Fabricação de Parafusos

Por:   •  27/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  11.982 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Independente

Processos de Fabricação Mecânica

Fabricação de Parafusos

Nos processos de fabricação de parafusos incluem-se puncionamento, fresamento, retificação, revestimento contra corrosão, etc. dependendo da forma desejada, dimensões, precisão e qualidade superficial da peça. Depois que um novo produto é projetado, efetua-se o planejamento do processo para a fabricação de parafusos. A qualidade dos projetos influencia diretamente no grau de complexidade do trabalho preparatório para a fabricação e consequentemente, na qualidade das peças e produtos fabricados, no grau de complexidade da programação da produção e nos custos de produção.

(I Parte)

Tratamento Térmico e Químico

Porcas e parafusos são feitos a partir de fio máquina de aço, após passar aproximadamente 30 horas de repouso para amaciar o aço o mesmo vai para um banho de ácido sulfúrico para remover ferrugens e impurezas de sua superfície e então é revestido por fosfato que previne a oxidação do aço antes do processo de conformação.

(II Parte)

Processo de Conformação e Forjamento

O parafuso passa por um processo de forjamento a frio que da forma ao aço em temperatura ambiente passando por matrizes em alta pressão, a máquina de conformação endireita o aço para então corta-los em pedaços e cada pedaço passa por um desbacho para ficar perfeitamente simétrico então uma série de matrizes fabrica as cabeças desses parafusos por conformação fabricando mais de 300 peças por minuto, após este processo a máquina forma a parte oposta do parafuso com uma ferramenta de despacho fazendo um chanfro. Para o processo de fabricação da parte rosqueada o método é o de forjamento a frio onde o material é forçado em roletes que em alta pressão imprime o padrão de roscas no corpo do parafuso.

(III Parte)

Processo de Fabricação das Porcas

Neste processo o método utilizado é o de forjamento a quente onde pequenas barras de aço são cortadas e aquecidas em temperaturas de 1500 graus Celsius para que o aço se torne maleável, martelos hidráulicos puncionam o aço em uma matriz dando um formato hexagonal para o material, uma outra ferramenta usina o interior da peça produzindo as roscas.

(IV Parte)

Finalização do Processo

Os parafusos e porcas vão para um forno a 800 graus Celsius por aproximadamente uma hora e depois as peças são resfriadas em óleo por cerca de 5 minutos para que o aço se torne duro, mas ainda em estado frágil esses parafusos passam por outro processo onde mais uma vez são aquecidos por uma hora para remover sua fragilidade e aumentar sua resistência.

 

Aplicações para parafusos

  • Máquinas e equipamentos
  • Indústria automobilística
  • Indústria da construção civil
  • Indústria naval
  • Aplicações diversas sob medida.

Sua utilização principal é para montagens de peças feitas de folhas de metal com pequena espessura, peças fundidas macias e plásticas.

Parafusos em geral tipos mais comuns

  • Prisioneiros
  • Parafusos-passantes
  • Parafusos não passantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com