TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Produção

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

1 Caracterização da Empresa        3

1.1 Histórico / Nome da Empresa        3

1.2 Mercado / Segmento        3

1.3 Tamanho da Empresa        5

1.4 Produto a ser Analisado        5

1.5 Posicionamento no Mercado        5

1.6 Cliente / Consumidor        5

2 Estratégias        6

2.1 Forma de Distribuição do Produto        6

2.2 Competências        6

2.3 Características de Inovação        7

2.4 Critérios Competitivos Utilizados        8

2.5 Campo e Armas Utilizados        10

3 Análise da Estratégia        11

3.1 Análise da Estratégica da Empresa        11

3.2 Pontos Fortes e Pontos Fracos        11

Referência Bibliográficas        13

1 Caracterização da Empresa

  1. Histórico / Nome da Empresa

Em 1864 Gerard Heineken com 22 anos de idade, fundou sua primeira cervejaria. Mesmo sem experiência na produção da bebida, investiu toda a fortuna da família no negócio, pois ele achava que era um mercado promissor e rentável.

Nos anos de 1864 á 1870 a Heineken produzia uma cerveja escura e seu público alvo eram pessoas da classe trabalhadora. Gerard não satisfeito com as vendas e com o seu produto, analisou o mercado e notou que um novo estilo de cerveja clara estava aparecendo na Holanda, à cerveja Pilsener da Alemanha. Esse estilo era mais caro e visto como uma bebida superior.

Em 1870 Gerard definiu o estilo de sua cerveja, uma Pilsener Premium. Essa era um estilo superior ao da classe operária e posicionou sua cerveja destinada a cavalheiros.

Em 1873, Gerard Heineken adquiriu um terreno no que agora é o centro de Amsterdam, construiu uma cervejaria e aperfeiçoou a receita que viria a se tornar a primeira cerveja Lager Premium da Holanda. As notícias se espalharam rapidamente e o nome Heineken, estampado em todas as garrafas, tornou-se um símbolo nacional de qualidade.

Nos 140 anos seguintes, sua cervejaria se expandiu e os filhos e netos de Gerard exploraram novos mundos, mas o nome na garrafa sempre permaneceu o mesmo. Atualmente, quatro gerações mais tarde, eles ainda estão apaixonados pelo preparo de uma cerveja verdadeiramente Premium.

  1. Mercado / Segmento

A Heineken está focada em seis prioridades de negócios. Eles os ajudam a alcançar um crescimento sustentável em todos os mercados e criar valor para fora do património, a escala global, as pessoas, as marcas e a linha verde que une a todos em todo o mundo.

[pic 1]

Figura 1

  • Vencer na Premium liderado pela Heineken;

A Heineken líder indiscutível no segmento Premium, possui uma carteira de outras marcas Premium, garantindo assim uma maior chance de ganhar na categoria Premium.

  • Moldar a categoria de cidra;

A Heineken é a líder global em cidra. Com a essa presença estabelecida, a marca busca concentra-se no crescimento da categoria de cidra e criação de uma carteira de cidra mundial mais ampla.

  • Liderar pelo fresco de marketing e inovação;

Heineken está empenhada em ser parte da conversa com os consumidores e continuar a liberar o poder de sua inovação, o que a empresa considera ser uma parte essencial do seu DNA.

  • Ser assertivo comercialmente;

Heineken está dirigindo excelência na execução de saída e disponibilidade assegurando, a visibilidade, a qualidade de suas marcas para vencer no ponto de venda.

  • Avance na Produtividade;

Heineken quer alavancar a escala global de suas operações para proporcionar maior eficiência em toda a empresa.

  • Preparando um Mundo Melhor;

A abordagem da Heineken à sustentabilidade está inserida na estratégia da empresa e se concentra na criação de valor sustentável para o negócio e os nossos acionistas.

  1. Tamanho da Empresa

Onde quer que esteja no mundo, você é capaz de desfrutar de uma das marcas fabricadas pela Heineken.

A empresa conta atualmente com 165 cervejarias instaladas em 70 países com aproximadamente 85 mil funcionários, detendo 250 marcas de cervejas distribuídas em 140 países, o que significa um alcance mais amplo para as marcas do que qualquer outro fabricante de cerveja.

O faturamento em 2012 atingiu a casa de €18,3 bilhões de Euros chegando a fornecer 25 milhões de cervejas diariamente.

  1. Produto a ser Analisado

Dentro da ampla gama de marcas fabricadas pela cervejaria Heineken optamos por nos deter na cerveja que leva o nome da empresa, mais precisamente na unidade instalada na cidade Amsterdam na Holanda.

  1. Posicionamento no Mercado

A presença da Heineken é global sendo a cerveja mais internacional do mundo. O objetivo da empresa é ser uma cervejaria líder em todos os mercados em que atua e ter carteira de marcas mais proeminentes do mundo.

1.6 Cliente / Consumidor

Público alvo da Heineken são jovens entre 18 e 28 anos mais especificamente do sexo masculino que buscam um produto de qualidade com valor agregado.

  1. Estratégias
  1. Forma de Distribuição do Produto

Na Holanda, a principal forma de distribuição de mercadoria é via marítima. Devido às ruas estreitas, características da Holanda, a Heineken construiu um porto ao lado da sua principal empresa. Desta forma 95% da sua produção é despachada pelo porto até o porto de Roterdan, sendo o maior da Europa. Com essa construção, a Heineken reduziu 100 mil entregas via rodoviário por ano.

Para transporte da mercadoria até o navio de carga e seus caminhões, a Heineken é a única no mundo que possui um sistema automatizado de transporte de paletes. Uma só máquina de envasamento transportam 65 mil garrafas por hora, funcionando 24 horas por dia, cinco dias por semana.

  1. Competências

A cervejaria Heineken preza pela excelência da qualidade de seus produtos e por isso muitos controles são realizados até a entrega para o cliente. O diferencial da marca comparado a outras cervejarias é que a Heineken utiliza nas suas cervejas apenas ingredientes puros, compostos de água, malte, lúpulo e a famosa levedura A, além de respeitar o tempo necessário para que a cerveja saia conforme o padrão exigido. Todos os controles relacionados à qualidade são feitos por mestres cervejeiros, que acompanham o processo do início ao fim da produção. Estes são responsáveis por avaliar a qualidade dos insumos entregues pelos fornecedores e também são realizadas análises sensoriais para identificação de possíveis defeitos antes da liberação do produto para envase. Estes profissionais são extremamente capacitados e possuem grande poder de decisão, isso porque, caso o produto não esteja conforme os padrões da cervejaria, eles podem intervir e rejeitar todo o lote produzido, mesmo que isso possa impactar em milhões de euros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (307.2 Kb)   docx (305.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com