TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de fabricação

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2 Processo produtivo na cadeia petroquimica

A vantagem é que o plastico da pra recicla e pode ser usado em varios setores

A cadeia produtiva do plástico abrange um conjunto de processos organizados em três gerações industriais: indústria petroquímica básica (1a geração);produtoras de resinas termoplásticas (2a geração) e indústria de transformação(3a geração).

No processo de transformação dos insumos utilisados na indutria do plastico

Petroleo1

Nafita ou gás natural1

Peroquimos basicos e intermediarios1

Resinas termoplasticcas :pp,pet,ps,pvc2

Industria de transformação plastica : produtos plasticos diversos 3 geração

2° primeira e segunda geração da cadeia petroquimica

Após as privatizações, a consolidação do setor dependia da capacidade das empresas petroquímicas tornarem-se mais competitivas, aumentarem escalas de produção (economia de escala) e investirem em desenvolvimento tecnológico.

De acordo com o anuário da Associação Brasileira da Indústria Química –Abiquim - de 2004, o mercado brasileiro de resinas termoplásticas é controlado por 15 empresas, com faturamento líquido anual que chega a US$ 6,5 bilhões.Essas empresas empregam pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT -,aproximadamente, um total de nove mil pessoas sendo que, destes, 62,8% encontram-se alocados na produção (Tabela 1).

Nesse sentido, o desempenho positivo do setor foi impulsionado pelo crescimento da economia brasileira, de 4,9% em 2004, e pelo aumento da demanda por plásticos.

A desvantagem é que o consumo aumento e começo a ser inportado muitas materias primas

Balança comercial da indústria petroquímica (1a e 2a gerações) Tabela 3 Brasil – 1999-2004

Tabela 6

Balança Comercial dos produtos transformados plásticos segundo blocos econômicos Brasil – Biênio 2003 – 2004

Equipamento

A transformação das resinas termoplásticas em produtos plásticos na 3a geração é realizada por meio de três equipamentos principais: a sopradora, a extrusora e a injetora.

A extrusão permite a fabricação de produtos como filmes de polietileno de baixa densidade (PEBD) para uso como sacos plásticos e tubos de PVC, placas, perfis etc. Uma extrusora consiste essencialmente de um cilindro em cujo interior gira um parafuso de Arquimedes (rosca sem-fim), que promove o transporte do material plástico. Este é progressivamente aquecido, plastificado e comprimido, sendo forçado através do orifício de uma matriz montada no cabeçote existente na extremidade do cilindro. O aquecimento é promovido ao longo do cilindro e no cabeçote, geralmente por resistências elétricas, vapor ou óleo. O material assim amolecido e conformado é submetido a um resfriamento. A injeção é um processo de transformação similar à fundição sob pressão de metais. A resina, na forma de grânulos ou pó, é plastificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com