TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de fabricação de telhas

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 2

Processo atual para fabricação de telhas de fibrocimento

Quais os métodos utilizados

        O processo mundialmente utilizado para a fabricação de papel e telhas de fibrocimento, tendo como matérias primas o amianto e o  cimento, recebe o nome de Hatschek.  Em 1900 este processo industrial foi patenteado por Ludwing Hatschek, e por isso, recebe tal nome nome.

        O processo Hatschek também é conhecido como "processo seco", onde em uma suspensão de água, cimento, alguns minerais e fibras são misturados (1) e introduzidos em uma cuba, contendo cilindros envolvidos por uma tela. Estes cilindros recolhem uma quantia desta mistura e o excesso de água fica retido no interior do cilindro. As finas camadas formadas nestes cilindros são agrupadas em um feltro (2) que passa ao longo de caixas de vácuo (3), para retirar o restante de água. As camadas acumuladas seguem para um cilindro (4) que prensa, uniformizando o produto (5).

        

Sistema de produção de telhas a partir do método Hastheck

Inicialmente as matérias primas como o cimento, calcário, celulose e amianto são armazenadas em silos. Cada silo possui uma balança específica para pesagem do material que compõe cada formulação. Os componentes sólidos são adicionados à uma masseira que recebe água à partir de um tanque de decantação (água de reposição). A massa obtida segue para um tanque central, chamado de "tanque pulmão", e então é direcionada a um mixer que realiza a transferência da massa para caixas individuais e o controle da expessura por meio de sensores.

Em cada caixa de massa é formada uma monopelícula, e a água é retirada por meio de vácuo. As películas são unidas por um cilindro prensa, formando assim uma manta que segue até a esteira de corte. Após o corte, a manta é direcionada à onduladeira, onde em um mecanismo acionado por meio de vácuo  ela se torna ondulada, adquirindo as formas do produto final.

As rebarbas retiradas na chapa são encaminhadas à retalhadeira, que retorna ao processo no tanque pulmão.

Rendimento e investimento

        São inúmeros os fabricantes destes equipamentos e os valores praticados por cada um. No entanto, podemos partir de um investimento de R$ 80.000,00 para um equipamento simples que possibilita a produção de 23 telhas por minuto.

Processo proposto para fabricação das telhas do projeto

        Como forma de redução de valores monetários e aumento na qualidade do produto produzido, o processo basicamente será o mesmo, a não ser pela aquisição de novos silos para armazenamento de novas matérias primas (materiais que serão utilizados e onde serão adquiridos), balanças e alteração nos sensores de expessura que devem ser ajustados a uma escala maior.

        Em linhas gerais, os silos que hoje são de ferro devem ser substituídos por tanques de alumínio por conta de periodicidade de manutenção e durabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com