TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Fabricação Mecânica

Por:   •  26/11/2015  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Niterói

Professora: Silvia

Aluno :                R.A. :        

Turma:

Exercícios

  1. Os Processos de fundição se classificam como processos primários ou secundários de fabricação?

Eles se caracterizam pela moldagem de ligas no estado líquido, podendo ser classificadas como primárias quando parte da matéria prima bruta (lingotes e tarugos) e secundárias resultando em peças já acabadas ou semi acabadas

  1. O que é rechupe?

Fenômeno resultante da solidificação do metal por conta da contração do volume, que ocasiona não somente rechupe como também em trincas quentes e lesões, resumindo, é a ausência de material por preenchimento incompleto do molde.

  1. Em qual região das peças fundidas há maior probabilidade de acúmulo de impurezas? Essas regiões são críticas?

A concentração de impurezas como fósforo, enxofre, manganês, silício e carbono tem maior probabilidade de se acumularem em regiões centrais, geralmente de baixas tensões. Por isso, essas regiões não podem ser consideradas como críticas.

  1. Por que as peças obtidas por processos de fundição não podem ter cantos vivos?

Porque cantos vivos representam concentração de tensão nas peças, dificultando a fabricação, exigindo maior esforço em processos de usinagem e diminuindo a suavidade no preenchimento do molde dos processos de conformação.

  1. Como o rechupe pode ser evitado ou controlado?

Um dos modos de reduzir o rechupe na orientação é através do fornecimento de um fluxo longitudinal em peças retangulares ou radiais em peças circulares. Em caso de peças circulares furadas no centro utilizam-se entradas múltiplas.

  1. Por quais motivos deve-se fazer o modelo ou o molde de dimensões maiores que as dimensões da peça final quando são utilizados processos de fundição?

Deve-se fazer o modelo ou o molde de dimensões maiores pois é necessário prever a contração do metal quando ele sofre o processo de solidificação e também um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça

  1. O que acontece se as paredes do molde forem muito estreitas? (Menos que 1mm, por exemplo)?

Se as paredes do molde forem muito estreitas podem ocorrer rachaduras e trincos por conta da expansão do material ou até mesmo pela temperatura do mesmo, prejudicando o preenchimento do molde e resultado final da peça.

  1. O que deve ser feito em relação a geometria do modelo para facilitar sua retirada de dentro do molde?

O modelo tendo suas dimensões muito semelhantes ao do molde (justo), dificulta em sua retirada quando pronto, portando deve-se prever a coincidência e utilizar o ângulo de saída de 3 graus entre a peça e o molde

  1. Para que servem os machos em processos de fundição?

Os machos são utilizados na formação de canais ou furos em peças que precisam ser vazadas. É importante que o material do qual os machos sejam feitos tenham resistência elevada e temperatura para suportar o vazamento do metal fundido, porem precisam ser quebrados após a solidificação e esfriamento possibilitando a retirada da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (834.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com