TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GERENCIAL – ESTUDO DO CASO MOONCHEM

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO GERENCIAL – ESTUDO DO CASO MOONCHEM

1)Analisar a situação atual da gestão de estoque da empresa

2) Quais as vantagens e desvantagens que vocês acham da política atual

3) Propor 3 novas estratégias para a distribuição da empresa

A MoonChem é uma fabricante de produtos químicos usados em diversas aplicações industriais. São oito fábricas e 40 centros de distribuição. A MoonChem resolveu se diferenciar na região centro-oeste oferecendo estoques em consignação a seus clientes, pretendendo ampliar essa estratégia nacionalmente se for bem-sucedido.

Após avaliação do desempenho, notou-se que a empresa estava alcançando apenas dois giros de estoque por ano e, além disso, mais da metade do estoque pertencente à MoonChem era de estoque em consignação a seus clientes. Isso causou surpresa, uma vez que 20% de seus clientes mantinham estoque em consignação.

A MoonChem utiliza a Golden para todas suas entregas e cobra uma taxa fixa de acordo com o percurso, independentemente da quantidade transportada pelo caminhão. O caminhão possui capacidade máxima de 18 toneladas e o custo corresponde à:

Somente uma parada Paradas múltiplas

Custo de transporte $400,00 $350,00 + $50/parada

O consumo anual de cada tipo de cliente está demonstrado na tabela abaixo e sabe-se que o custo de manutenção de estoque é de 25% e que o preço por quilo do produto químico em consignação equivale à $1,00.

PERFIL DO CLIENTE NA REGIÃO DE PEORIA

Tipo de Cliente Número de Clientes Consumo (kg/mês)

Pequeno 12 454

Médio 6 2.268

Grande 2 5.443

Uma das vantagens em obter estoque consignado é de que há redução de custos já que o cliente só irá pagar pelos produtos em que vender ou utilizar. Sendo assim, ele reduzirá os gastos provenientes do inventário e só irá desembolsar quando o item for preciso, promovendo então melhor fluxo de caixa já que será necessário menor capital de giro.

Os produtos são supervisionados com frequência e aqueles que não são utilizados voltam ao fornecedor. Desse modo, não há estoque em excesso e evita que certos itens tornem-se obsoletos visto que possuem prazo de validade. Com a revisão frequente, o abastecimento vai ocorrendo à medida que é exigido, não ocorrendo o risco de ficar sem o produto disponível e consequentemente a perda de negócios.

O cliente tem a liberdade de investir em novos produtos no mercado porque se a aceitação não for favorável, não há risco de perder esses investimentos. Não será preciso adquirir uma grande quantidade de itens para testar seu sucesso no mercado, mas terá alguns à sua disposição e se for necessário poderá encomendar mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com