TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SERIE CHERNOBYL

Por:   •  1/9/2020  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 01: Gestão de Riscos - Chernobyl

1) A minissérie Chernobyl é e drama criada por Craig Mazin. A obra dramatiza o evento em torno do acidente nuclear de 1986 na usina de Chernobyl. A serie conta o acidente nuclear que trouxe grandes destruições que aconteceu em 26 de abril de 1986 na cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia, que, na época, fazia parte da União Soviética. A produção vai além de apenas um retrato do que aconteceu no acidente. Ela tem o papel de revelar detalhes que tiveram impacto nas catastróficas consequências do acidente, como o fato de a União Soviética ter feito de tudo para esconder a tragédia e demorando para evacuar a população que estava próxima à usina, o que resultou num grande número de mortes e feridos.

A explosão foi causada após teste de segurança no reator 4 da usina, que não foi bem-sucedido, material lançado era radioativo e lançado na atmosfera. Acredita –se que foi por falha humana por não cumprir os protocolos de segurança. Pessoas do povoado ficam admiradas por conta da iluminação durante a explosão. Bombeiros militares foram acionados para amenizar o problema de risco local e apagar incêndio que de fato era eram fumaças altamente tóxicas e corrosivas. A inocência e falta de preparo das pessoas e medo eram muito presentes. Nota se a omissão dos cargos chefes e demora das informações para evacuar a áreas e pedir que a população evacue. Hospital não havia iodo para tratar as pessoas que estavam contaminadas dos materiais radioativos.

Outro ponto importante da minissérie diz a respeito que a negligencia é apresentada e vista de maneira irresponsável quando alguns funcionários são mandados a irem próximo ao reator exposto para verificar o que aconteceu ou afirmar que está tudo sobre controle quando uma cidade inteira está exposta a níveis alarmantes de radiação. Desta forma, Chernobyl mostra questões de segurança que não devem ser negligenciadas e muito menos ignoradas, pois mostra a vulnerabilidade aos riscos expostos especialmente ao risco nuclear e seus grandes impactos.

2) Um gerenciamento de risco apropriado é essencial para qualquer organização, mesmo com um bom planejamento de seus projetos, sem ele não há uma estratégia preestabelecida para a correção de problemas inesperados. Nesse sentido, como se pode observar no primeiro episódio da série Chernobyl, demonstra-se como eram os costumes e os métodos aplicados perante aos riscos existente e suas falhas nas operações, a falta de monitoramento e análise criteriosa dos riscos em um teste de segurança das turbinas, a ausência de um procedimento padrão para casos de falhas e um líder que estivesse apto a gerir tal ocasião, foram os elementos para formação do caos e do acidente que ficou conhecido como o maior desastre nuclear da história.

Casos como esses impactam tanto diretamente, quanto indiretamente na vida de milhares de pessoas, tornando evidente a necessidade em sempre buscar o desenvolvimento das técnicas e tecnologias que aprimoram a gestão de risco dentro e fora das organizações. Assim, cenários como os de Chernobyl devem servir como um alerta, para mostrar os impactos negativos que o despreparo pode causar para humanidade e para o meio ambiente e que perdurarão ainda por muitos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com