TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA SERIE COOKED

Por:   •  14/3/2021  •  Resenha  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA -TATIANE GOULARTE SUAVI

Ficha técnica:

  • Nome do Livro que inspirou o documentário: Cozinhar, Uma História Natural da Transformação
  • Nome do Documentário: Cooked
  • Autor: Michael Pollan
  • Plataforma: Netflix
  • Ano:2016
  • Duração: 53 min episódio 3 /51 min episódio 4
  • Nome episódios Ar e Terra (respectivamente)
  • Nacionalidade EUA

Episódio 3- Air (Ar)

  O terceiro capítulo, o mais bonito na minha opinião, Pollan vai mostrar como o ar é essencial para alguns alimentos, principalmente para o pão, que é um processo belíssimo de fabricação e totalmente possível de ser feito em casa. Me fez remeter uma memoria afetiva, a casa da minha vó, cheiro, textura e cor, o comer tem muita coisa envolvida além do ato de colocar o alimento na boca. Ele também dá um panorama histórico de como o pão e o trigo estão ligados à economia, guerra e revoltas populares.

   O episódio ocorre em uma visita o Marrocos para falar sobre pães e seu processo de fermentação e o Peru para abordar os micróbios que participam da formação e transformação da nossa comida – fazem um bom trabalho em reforçar essa ideia e apresentar ainda mais argumentos para que repensemos o que comemos e como fazemos isso.   Para isso, compra mais algumas brigas importantes, como ao afirmar que a intolerância ao glúten, tópico tão popular atualmente, provavelmente não atinge tantas pessoas como se acredita e que a proteína talvez não seja o problema, mas os outros 31 a 37 ingredientes utilizados na produção do pão industrializado, além da farinha branca, que além de passar por diversos processos químicos, não conta com a parte mais nutritiva do trigo.

   Aparecem também críticas ao modo de produção capitalista e ao seu impacto na natureza, que gera as mudanças climáticas, cujos efeitos são ainda mais severos para pequenos produtores e para a agricultura familiar. Ainda, afirmar que nem todos os germes são ruins e que, na verdade, precisamos de muitos deles para viver com qualidade, certamente é polêmico, principalmente na era dos produtos que “matam até 99% dos germes e bactérias”. A partir disso ele chega à conclusão de que o Glúten tido como vilão atualmente não é o responsável pelos problemas de saúde de quem consome pães industrializados, mas sim nos mais de 10 ingredientes que os pães consumidos hoje em dia levam em sua composição. Pollan propõe que façamos nosso pão em casa, de preferência usando apenas os velhos ingredientes farinha, água, levedura e sal.

  Indico esse episódio para as pessoas que escolhem não comer glúten por simplesmente endemonizar o alimente como “vilão” da saúde. Não as celíacas, mas as que acreditam que o glúten é um grande vilão. Creio que este comer transtornado das pessoas hoje em dia pode dar início destas modas alimentares, podendo gerar em alguns casos até transtornos alimentares ao longo da vida, deste modo nosso aprimoramento vem trazendo bem os dados sobre o aumento de casos dos TAs na atualidade e a importância de nos nutricionistas sabermos conduzir e tratar com equipe multidisciplinar os casos.

Episódio 4- Earth (Terra)

  No último episódio ele olha para a terra e a fermentação. Pollan diz que toda culinária é transformação e, nesse sentido, é milagrosa. Mas, de todas as diferentes transformações, a fermentação é a mais miraculosa e misteriosa porque não envolve nenhum calor aplicado. Pollan diz que o calor é substituído por bactérias e micróbios que vêm da terra. Muitos não percebem quantos alimentos básicos são fermentados. Ele menciona ketchup, cerveja, salame, chocolate. Um terço dos alimentos em nossa dieta é fermentado e, na maioria dos casos, nem sabemos. Neste contexto podemos entender como cresceu os estudos sobre intestino, probióticos e suas relações a doenças crônicas na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (437.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com