TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Materiais de Construção

Por:   •  10/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ[pic 1]

CENTRO DE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ

CAMPUS RUSSAS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL



KÉREN PEREIRA LIMA E LÍVIA CRISTINA



RESENHA DOS ARTIGOS DE RESITÊNCIA E DURABILIDADE DOS CONCRETOS COM AGREGADOS RECICLADOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO;

RESENHA DO ARTIGO SOBRE POROSIDADE E PROPRIEDADES DE TRANSPORTE DE MASSA EM CONCRETOS

RUSSAS - CE

2021


RESENHA DOS ARTIGOS DE RESITÊNCIA E DURABILIDADE DOS CONCRETOS COM AGREGADOS RECICLADOS; POROSIDADE E PROPRIEDADES DE TRANSPORTE DE MASSA EM CONCRETOS

Resenhas apresentadas à disciplina de Materiais de Construção I do curso de Graduação em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Campus Russas, referente aos artigos de resistência e durabilidade dos concretos produzidos com agregados graúdos reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição; Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa de concretos.

Orientador: Prof. Dr. Esequiel Mesquita



RUSSAS

2021

O presente trabalho trata de uma resenha do artigo intitulado “Resistência e Durabilidade de Concretos Produzidos com Agregados Reciclados Provenientes de Resíduos de Construção e Demolição. Este artigo é de autoria de: Geilma L. Vieira; Denise C. C. Dal Molin; Flávio B. de Lima. O objetivo do mesmo é realizar um estudo experimental de concretos produzidos por agregados reciclados, analisando-o de acordo com a propriedade mecânica de resistência e compressão axial, além da análise da durabilidade do mesmo quando inserido em uma solução de cloreto de sódio de forma alternada. Este, surge da necessidade de aprimoramento técnico dos materiais e avanço tecnológico  sustentável, que é testificado pelos dados analisados neste estudo.

        Portanto, levando em consideração as diferentes proporções de relação água/cimento e massa específica que foram adequados para o agregado natural e reciclado, houve a realização dos ensaios de resistência à compressão axial aos 28 dias para as variadas relações de a/c e  percentuais de redução de 0%, 50% e 100% de substituição do agregado reciclado. Assim, constatou-se que quanto maior o percentual de substituição do agregado miúdo reciclado, maior a resistência à compressão. Também, quanto menor a relação água/cimento e maior percentual de substituição do agregado graúdo reciclado, menores os valores das resistências. O melhor desempenho da atuação conjunta dos agregados miúdo e graúdo reciclados se deu nos concretos com 50% de substituição de AGR e 100% de AMR e com 50% de ambos, pois não houve perda de resistência.

 Nesse sentido, pelo potencial de corrosão e resistência a polarização, foi verificado que à medida que aumenta a idade, o aumento do potencial de corrosão torna-se mais acentuado para relações a/c maiores. Há um melhor desempenho para o concreto com 100% AMR e 0% AGR, para todas as relações a/c estudadas. Com 50% de substituição dos agregados, graúdo e miúdo, os valores da resistência à compressão foram satisfatórios, diferente da substituição total dos dois agregados que teve o pior desempenho. Pela taxa de corrosão, o concreto com 100% AMR e 100% AGR, teve desempenho insatisfatório e corroeu a barra com mais velocidade. Os concretos com substituições parciais ou totais de agregado miúdo reciclado tiveram um desempenho aceitável nas taxas de corrosão.

        Destarte, a pesquisa evidenciou que as peculiaridades da forma, tamanho e  produto de cada obra influenciam os aspectos da durabilidade e resistência do concreto, analisados de forma clara e detalhada pelos resultados e discussões. Ademais, mediante o tratamento dos resíduos reciclados e aplicabilidade diversa, os agregados se mostraram uma boa alternativa, eliminando a nociva deposição dos entulhos espalhados e com a obtenção de materiais bons e baratos, há a produção de concretos resistentes e duráveis.

Resenha-se aqui o artigo científico intitulado "Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos”,  de autoria da Neide Matiko Nakata Sato, orientado pelo Prof.Dr. Vahan Agopyan. Ao apresentar a modificação da porosidade do concreto como solução econômica, eficiente e simples para aumentar a durabilidade do concreto armado, o objetivo deste artigo consiste em analisar a influência do volume total de vazios e das dimensões dos poros nas propriedades de transporte de água, de íons cloreto e de CO2 em concretos(agentes agressivos), sendo abordado em maior profundidade, o transporte de água. A modificação na porosidade total foi feita alterando-se a relação água/cimento e as dimensões de poros foram modificadas utilizando-se dois tipos de cimento: o Portland comum, disponível comercialmente, e o Portland com adição de escória, preparado em laboratório. Após a definição dos traços, dados por 1:1,4:2,6 para o CP20 e CPE 20 e 1:2,84:4,16 para o CP 40 e CPE 40, utilizou-se um a/c de 0,76 e 0,44, respectivamente. Visando a obtenção de superfícies que simulam o acabamento obtido em obra, os diversos traços de concreto foram preparados em forma de painéis. Após a moldagem, os painéis foram mantidos em câmara úmida por um período de 7 dias, considerado suficiente para a obtenção de resistência necessária para o transporte das placas. A partir deste período de cura, os painéis foram expostos em estação de envelhecimento natural do IP por mais de 240 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com