TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  6/3/2016  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

RSMA – ATIVIDADE COLABORATIVA

Aula tema 7

Responsabilidade Social e do Meio Ambiente do 2° período de Engenharia Mecânica

1 Conscientização acerca de responsabilidade social

O contexto social no qual estamos inseridos hoje nos remete a uma triste realidade, a da falta de consciência sustentável da população para com o ambiente que nos cerca, seja ele social, econômico ou ambiental.

Faz saber que sustentabilidade é um termo utilizado para classificar a interação humana com o meio ambiente visando preservar os organismos escassos existentes em nosso planeta.

Sendo assim entendemos que se houver a conscientização da sociedade acerca de seus atos, e de como ela pode ser proativa e trabalhar em prol da melhoria continua e social do meio ambiente favorecendo a economia, os índices que medem o nosso desenvolvimento sustentável podem ser positivos com a divulgação dos reflexos que serão causados no ambiente no qual nos inserimos.

Objetivo Geral

Notando a intenção deste projeto e vendo o contexto da conscientização em prol do desenvolvimento sustentável, pretendemos gerar a conscientização, ou melhor, proporcionar estímulos para a auto motivação, para que assim a própria pessoa busque em seus ideais se transformar em um ser sustentável fazendo com que os seus atos reflitam aquilo que a sociedade mais anseia hoje, sustentabilidade responsável e consciente.

Objetivos específicos

Para conseguirmos atingir o nosso objetivo geral, desenvolveremos atividades inter-classes e posteriormente atividades sociais de cunho sustentável que tenha como objetivo principal a conscientização de como prover o desenvolvimento sustentável na sociedade, na família e no individuo com reflexos globalizados.

Público Alvo

Focaremos trabalhos em grupos de estudos e debates institucionais para que assim a obtenção da colaboração acadêmica local seja algo utilizado a favor do projeto, uma vez que assim não somente um grupo levantará a bandeira do desenvolvimento sustentável, mais toda uma comunidade acadêmica desbravará esta bandeira.

Quando estivermos atuando na sociedade, dois de nossos maiores focos serão os grupos acadêmicos, e os grupos infantis, uma vez que respectivamente são formadores de opinião, e futuro para o crescimento sustentável. Em empresas trabalharemos através da intervenção na formação do conhecimento, divulgando resultados sobre as políticas que podem vir a se tornarem sustentáveis dentro da organização.

Problemas e os desafios a serem superados

- Impasse da sociedade em saber auditar as suas políticas já existentes, com os anseios apresentados pelo meio;

- Desmotivação da parte dos jovens, uma vez que tocaremos em assuntos audaciosos quanto à maioria de suas atitudes, tais como, “Não jogar bolinha de papel em vias públicas; Economizar água; Reciclem o máximo que puderem; etc.”.

- Obtenção de verba para disseminarmos este trabalho;

- Modificar a cultura já existente da sociedade;

- Adaptação dos órgãos públicos acerca dos modelos almejados pelo projeto;

Enfim, estes são alguns dos problemas que podem vir a surgir quando o projeto estiver em andamento, os demais que venham a decorrer do processo se originam destes já apresentados. Contudo, o grupo consegue através da exposição de conceitos concretos e fundamentados em políticas ambientais vigentes, obter a redução dos problemas apresentados e os demais que possam vir pela frente de modo parcial ou total.

- Justificativa

Notando o descaso de algumas pessoas que nos cercam na sociedade, o nosso grupo busca através deste minimizar os impactos da consciência não sustentável por parte dos cidadãos que exploram e esquecem o ambiente no qual estão inseridos.

No âmbito acadêmico trabalhando o interesse de ambas as partes pela geração de ideias sustentadas por opiniões claras e maciças de preservação ambiental buscaram aliados que correlacionam aspectos políticos, sociais e ambientais, os quais segundo o Programa do Livro Texto (PLT) página 85 é o “tripé da sustentabilidade”.

Já nas organizações almejamos nos posicionar na base de staff, para que assim consigamos integrar à diretoria um projeto com fim sustentável com maior eficiência em sua implantação dentro da própria organização.

Metas

- Quebrar a utopia existente, e mostrar que todos os cidadãos podem tornar-se pessoas disseminadoras do contexto sustentável.

- Visitar creches, e através de work shop infantis regados a muito riso, transmitir a informação almejada.

- No pólo industrial e comercial organizaremos grupos de estudos direcionados para o conteúdo com uma visão interna e externa de impacto ambiental.

- Buscar apoio de palestrantes de renome nacional para que assim consigamos atrair a sociedade em geral para o foco do debate.

- Encaminhar ao governo local projetos que incentivam a redução de desperdícios de bens ambientais não renováveis como, por exemplo, o combustível, a água, e dentre outros.

Metodologia

Palestras, work shop, teatros, reuniões com grupos de estudos, geração de debates em redes sociais, folders explicativos, passeatas ecológicas, dentre outros.

Indicadores para Avaliação

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com