TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEP 2 - Estudo de Caso

Por:   •  24/9/2019  •  Ensaio  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal de São João del-Rei

Engenharia Industrial Elétrica

Relatório – Análise de Sistemas Elétricos de Potência 2

João Victor Aguiar Machado – 150900013
Matheus do Vale Araujo – 150900024
Mágno Otton Schneider – 150900019

São João del-Rei, 2019

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        RESULTADOS        1

3        Conclusão        4

  1. INTRODUÇÃO

Esse relatório tem como objetivo a apresentação de uma simulação computacional criada a partir do Matlab. A ideia é elaborar um programa genérico que consiga solucionar o fluxo de potência pelo método Newton-Raphson, que é um método iterativo que pode ser aplicado a vários problemas de engenharia.

O programa foi criado de forma a ter um arquivo mestre (Trabalho.m) que gerencia as demais funções que compõem toda a estrutura necessária para realizar a simulação. O primeiro passo que o arquivo mestre realiza é a chamada da função CARREGA_DADOS.m que, como o nome sugere, realiza toda a parte de gerenciamento dos dados da simulação. A seguir, o programa mestre chama a função YBUS.m que é responsável pela montagem da matriz Ybus do sistema, que posteriormente realiza o método Newton-Raphson (NewtonRaphson.m) e calcula o fluxo de potência através do arquivo FLUXO.m. No fim, apresenta os dados em forma de relatório na tela no Matlab com a função RESULTADOS.m.

Os resultados serão dispostos da seguinte forma: Primeiramente será feita uma comparação entre o simulador do grupo e o PowerWorld do sistema 3 barras. A seguir será apresentado a resolução do sistema de 18 barras e realizado um teste para monitorar se a simulação do programa criado pelo grupo apresenta valores adequados.

  1. RESULTADOS

A primeira etapa do relatório foi realizar uma simulação no PowerWorld no caso 3 barras para analisar os fluxos de potência. Conforme as Figura 1 e 2, nota-se que o programa elaborado pelo grupo obteve exatamente os mesmos valores dos parâmetros simulados pelo PowerWorld.

[pic 2]
Figura 1: Dados obtidos pelo simulador PowerWorld.

[pic 3]

Figura 2: Dados obtidos pelo programa elaborado pelo grupo.

Essa etapa foi realizada apenas para conferência do código do programa do grupo, pois se houvesse divergência, o programa elaborado estaria com erro. O mesmo ocorreu para o caso 6 barras. Logo, subentende-se que o programa irá calcular os resultados corretos para o caso 18 barras. As Figura 3, 4 e 5 apresentam os resultados elaborados pelo simulador criado pelo grupo.

[pic 4]
Figura 3: Dados de barra sistema 18 barras.

[pic 5]
Figura 4: Fluxo de potência sistema 18 barras.

[pic 6]
Figura 5: Perdas das linhas do sistema de 18 barras.

O teste realizado no sistema foi a retirada no banco shunt da barra 09. Nesse sentido, espera-se que haja uma redução de tensão na barra 09 devido à menor quantidade de reativo injetada na barra. A Figura 6 apresenta os dados de barras do sistema de 18 barras modificado.

[pic 7]
Figura 6: Sistema de 18 barras
[pic 8]

É possível notar que a tensão da barra 09 reduzir de 1,0316 para 1,0065, conforme já era esperado. Logo, o programa tende a se comportar conforme o esperado para a modificação realizada. É importante salientar que foi verificado vários outros pontos de teste e que o realizado acima simboliza uma bateria de testes previamente realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (589.3 Kb)   docx (130.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com