TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SETORES RH

Monografias: SETORES RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de Desempenho

Introdução

É cada vez mais comum as organizações adotarem um sistema de gestão do desempenho humano com base em modelos de competências. Compreender quais são as competências organizacionais e desenvolve-las, hoje é um novo modelo de gestão, modelo mais moderno, mais focado nos negócios e no mercado. Para inicio à necessidade de construir fatores de sucesso para a organização, fatores esses que possam contribuir de forma significativa para que a construção possa ter uma boa vantagem competitiva, levando assim a organização a alcançar uma boa posição competitiva, para isso é de suma importância um bom planejamento estratégico e seus objetivos. A escolha estratégica inevitavelmente é baseada em recursos. O inicio de tudo, ou seja, o ponto de partida para se tiver um bom modelo de gestão de desempenho com base em competências, depende de uma boa gestão de pessoas, iniciando desde o recrutamento e a seleção de pessoal dentro de uma organização. A divisão do mapeamento da gestão por competência na executive divide-se em técnica, afinal no mundo globalizado que vivemos é cada vez mais exigente, ter competência técnicas agregadas ao seu perfil é fundamental. A outra é a de suporte, atividades que agregam o maior valor de muita importância para as competências técnicas. O conceito de competências é a união da habilidade, atitude, e claro conhecimento, afinal se você não conhece o negocio, o mercado, como irá cumprir objetivo.

Etapa I

Dados da Empresa

Os seguintes dados foram relatados conforme pesquisa efetuada na empresa, a razão social da empresa é Amp veículos Ltda., o nome fantasia é Desta’car veículos.

O ramo de atividade, seguimento e o mercado que a empresa atua são o fornecimento de serviços automotores e comercialização de peças e acessórios, os serviços e produtos oferecidos são: alinhamento, balanceamento de rodas, motor, embreagem, escapamento, injeção eletrônica, sistema de frenagem e suspenção, trocam de correia, filtro e velas, caixa de direção, troca de óleo, câmbio, instalação de acessórios vendidos na loja, lavagem e polimento de veiculo, venda de peças e acessórios. A Desta’car é representante de uma das principais marcas de pneu e óleo para motor veicular do país. Seus principais fornecedores são autopeças, distribuidora de acessórios e ferramentas.

O público alvo hoje não tem uma classe pré-determinada, porem pode ser o publico em geral, com veículos multimarcas, desde carros populares a veículos de grande porte. Tudo irá depender do serviço que as pessoas necessitam.

Missão: As organizações não são criadas a esmo. Elas existem para fazer alguma coisa. Todas as organizações têm uma missão a cumprir. Missão significa uma incumbência que se recebe. A missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir. Uma definição da missão organizacional deve responder a três perguntas básicas: Quem somos nós? O que fazemos? E porque fazemos o que fazemos? A missão envolve os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. È importante conhecer os objetivos essenciais de uma organização, porque as pessoas não sabem por que ela existe e para onde pretendem ir, elas jamais saberão qual o melhor caminho a seguir. E, se não conhecem a missão da organização, as pessoas se tornam errantes e sem saber qual o caminho para a sua organização.

Valores: Valor é a crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante. Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. As organizações priorizam certos valores (as pessoas são o ativo mais importante ou o cliente tem sempre razão) que funcionam como padrões orientadores do comportamento das pessoas. Na verdade os valores definidos por uma organização muitas vezes podem diferir daquilo que seus dirigentes acreditam ou valorizam no seu cotidiano. É o caso da afirmação de que as pessoas estão em primeiro lugar na organização, enquanto os dirigentes insistem em horários rígidos e enxugamentos à custa de corte de pessoas, o que mostra claramente como os valores organizacionais são praticados na realidade. Os valores organizacionais decorrem de certas pressuposições básicas – como sobre a natureza humana – que funcionam como o núcleo da cultura organizacional. Essas presunções provocam uma forte tendência á conformidade nas pessoas e funcionam como princípios políticos de consistência que dão direção, integridade e autodisciplina entre as pessoas.

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. A gestão de pessoas se divide em:

• Provisão de recursos humanos;

• Aplicação de recursos humanos;

• Recompensar pessoas;

• Manutenção de recursos humanos;

• Desenvolvimento de recursos humanos;

• Monitoração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com