TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestao ambientaç

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste texto será abordado os benefícios da aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental em empresas da indústria da construção civil.

Os procedimentos básicos de como aplicar na sua empresa, retratando de forma bem simples e didática o passo a passo.


Desenvolvimento

A aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental na indústria, principalmente no segmento da construção da civil, é muito importante, pois pode elevar cada vez mais o patamar dessa empresa em âmbito nacional e até mundial. Para isso é necessário a implementação de sistema de gestão, ele pode ser aplicado por qualquer colaborador interessado com um determinado estudo ou com a ajuda de empresas especializadas na implementação desse sistema de gestão e depois aplicado, a empresa poderá receber a certificação SGA. A implementação desse sistema, pode levar até 12 meses para sua aplicação, levando em consideração um empreendimento imobiliário (construção de prédio) não convêm a certificação no final da obra, mas é muito importante que exista no desenvolvimento um bom sistema de gestão ambiental implantado e aplicado no decorrer da obra.

Para facilitar a implementação, podemos dividir em duas fases esse processo, a primeira é a elaboração do Plano de Melhoria do Desempenho Ambiental (PMDA) e a segunda é a implementação do PMDA e os demais requisitos da Norma (ISO 14000).

Para iniciar a implementação do SGA, é importante apresentar a Política Ambiental e fazer uma palestra ou passar um vídeo para todos que vão trabalhar no empreendimento de forma a conscientizar os envolvidos.

Podemos iniciar a implementação do SGA através da coleta seletiva, Programa de redução do desperdício ou outro que já exista na organização.

Com a implantação do SGA, a empresa será capaz de controlar e minimizar os riscos ambientais de suas atividades, embasado nas diretrizes estabelecidas no SGA, sabendo os requisitos legais e informações sobre a importância de controlar os impactos ambientais que ela pode provocar e com isso ter maior responsabilidade sobre suas atividades.

Com o conhecimento dos aspectos ambientas que sua atividade pode provocar é possível determinar as ações que minimizem ou eliminem os impactos ambientais que suas atividades podem causar e pontos de desperdícios são descobertos ou identificados.

Após implantado o SGA na organização ele passa pelo processo de melhoria continua, onde será aplicado o ciclo PDCA, são passadas fases, como a fase Plan (planejamento) são definidos metas e métodos, o desenvolvimento do plano de execução, a fase Do (execução) são feitos o treinamentos para capacitar as pessoas a realizarem suas atividades, a fase Check (avaliação) comparar os resultados com o que tinha sido planejado nas metas (fase P), fase Act (ação) busca de solução para eliminar o problema.

A equipe que vai elaborar, implantar e manter o SGA é normalmente denominada Comitê Ambiental, são vários integrantes, entre eles o mais importante é o Representante da Direção (RD), ele é o Gerente Ambiental da Organização e responsável pelo programa SGA a ser implantado.

Para se conseguir de fato um bom SGA, deve-se levar em consideração os Investimentos (Tempo, Obras ou Reformas, Equipamentos ou Consultoria técnica, Treinamentos e Certificação) Controles (sem eles não é possível monitorar os resultados alcançados).

Com o Comitê Ambiental formado, é importante que seja realizado reuniões semanais, para que seja avaliado e/ou discutido entre os integrantes desse comitê as metas e objetivos alcançados e traçar novos objetivos e metas mais arrojados de acordo com o desenvolvimento e amadurecimento do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com