TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Elétricos e Hidrossanitários

Por:   •  8/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas elétricos

A Instalação elétrica é um conjunto formado por cabos, fios e outros acessórios com características coordenadas entre si e que são essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico. Todas as instalações elétricas são definidas em um projeto elétrico elaborado por um profissional especializado ainda na planta deita pelo arquiteto. O projeto elétrico determina o porte da instalação, estabelece circuitos e especificam os materiais utilizados na obra, como também os pontos de luz e eletricidade na edificação, sendo também uma das etapas mais delicadas da obra e merece atenção especial, tendo em vista que o choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e fatais em construções. Por isso, a falta de conhecimento coloca em risco não só quem trabalha na obra, mas comprometendo os futuros ocupantes da edificação. As instalações elétricas devem ser iniciadas na fase de concretagem e desenvolvidas durante a pintura, quando são instalados os espelhos das tomadas e interruptores.

Como tipos de sistemas elétricos nós temos os monofásicos, bifásicos e trifásicos. Os monofásicos apresentando dois condutores, sendo eles um fase e um neutro podendo ser ligados somente equipamentos monofásicos na rede, Os bifásicos, apresentando três condutores, dois fases e um neutro podendo ser ligados equipamentos monofásicos podendo também utilizar as duas tensões, 110/220v no sistema de 110 volts ou 220/380v no sistema de 220 volts sendo os equipamentos ajustados para a tensão escolhida e o trifásico, com quatro condutores, três fases e um neutro sendo ligados equipamentos monofásicos na rede, utilizando uma das fase e o neutro, ou monofásico na tensão maior, utilizando duas fases, ou finalmente, equipamentos trifásicos, utilizando-se as três fases.

Sistemas Hidrosanitários

Os sistemas Hidrosanitários nomeadamente água e esgoto, são responsáveis pela distribuição de água, condições de saúde e higiene exigidas em uma habitação, como alimentação, higiene pessoal, condução de esgotos e águas servidas visando também, garantir a segurança dos usuários contra acidentes, como o caso de queimaduras oriundas de instalações de água quente criando dessa forma, segurança e conforto para os usuários.

A distribuição de água poderá ser feita através dos seguintes sistemas: Distribuição direta, Indireta e mista.

Na distribuição direta, todos os aparelhos e torneiras são alimentados diretamente pela rede pública, na indireta, todos os aparelhos e torneiras são alimentados por um reservatório superior alimentado diretamente pela rede pública e na mista, se trata de uma associação dos sistemas direto e indireto, parte pela rede publica e parte pelo reservatório superior.

Como tipos de instalações Hidrosanitárias, nós teremos:

Instalações de água Fria: compreende ao conjunto de tubulações, conexões e acessórios que permitem levar água da rede pública até os pontos de consumo ou utilização dentro da habitação.

Instalações de água quente, que são realizadas pelos sistemas individuais, central privado e central coletiva. O sistema de aquecimento é individual quando alimenta uma única peça de utilização. Ex: chuveiros, torneiras, o sistema de aquecimento é central privado, quando alimenta varias peças de utilização de um único domicílio. Ex: aquecedor de acumulação e reservatório de água quente e o sistema de aquecimento é central Coletiva, quando alimenta peças de utilização de vários domicílios ou várias unidades. Ex: edifício de apartamentos, hotéis, motéis, hospitais e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com