TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Integração Multidisciplinar “Lean Manufacturing”

Por:   •  22/4/2023  •  Resenha  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MAYARA GOULART DE OLIVEIRA

TRABALHO DE INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

“LEAN MANUFACTURING”

SÃO JOÃO DEL REI

2022

HISTÓRIA

O conceito de Lean Manufacturing tem seu início com muitas ideias desenvolvidas por Frederic Taylor em seus estudos e conceitos de Scientific Management, em meados do inicio da segunda década do século XX. Tais ideias foram desenvolvidas e melhoradas pelos 50 anos seguintes por estudiosos como: Frank e Lilian Gilbreth, Henry Ford, Willian Deming, entre outros.

Com base nessas primeiras ideias, emerge no Japão em 1955, após a segunda guerra mundial, através de Taichii Ohno e Shigeo Shingo o conceito real do Lean Manufacturing. Os dois engenheiros tinham a difícil tarefa de desenvolver um novo sistema de produção para a Toyota Motor company, em Nagoya, e durante décadas, reuniram e fundiram diversos conceitos religiosos e filosóficos asiáticos com os melhores conceitos de produção já existentes na época. Tal sistema unificado gerava alta produtividade e qualidade superior e tronou-se o sistema de produção Toyota.

Durante os anos 60 e 70 o sistema ganhou proeminência por todo o Japão e começou a se provar pelo mundo. Assim, durante os anos 90 o sistema se espalhou pela Europa e Estados Unidos e mesmo hoje continua a se prova um sistema capaz de gerar melhorias.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

A Manufatura Enxuta é hoje o modo mais lógico para o desenvolvimento de uma empresa que pensa em:

  • Melhoria contínua;
  • Redução de custos;
  • Agilidade na produção;
  • Maior capacidade produtiva;
  • Melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários.

MELHORIA CONTINUA

A melhoria contínua visa a melhora dos resultados, continuados. Isso implica que após um processo ser melhorado, este novo processo é reavaliado em busca d novas melhorias. Este ciclo não tem fim.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Antes De alcançar o maior lucro, deve ser pensar nos custos de produção. No cenário empresarial a única variável que fica sobre controle da empresa, é o custo. Quanto menor, maior o lucro da empresa.

AGILIDADE DE PRODUÇÃO

Com mais agilidade na produção, um fabricante pode atender a um mercado bem maior, isso tudo sem a necessidade de ampliar sua estrutura.

MAIOR CAPACIDADE PRODUTIVA

Relacionado a agilidade de produção, quanto mais agilidade no processo produtivo, maior a capacidade produtiva. Deve se atentar que essa capacidade deve ser proporcional a demanda de mercado, caso contrário irá gerar desperdício.

MELHORIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

É importante que todas as mudanças citadas anteriormente não sejam alcançadas a custo do bem estar dos colaboradores. Um bom ambiente de trabalho também garante por sua vez um aumento da produtividade e diminuição dos desperdícios.

PRINCÍPIOS

O sistema de Manufatura Enxuta tem como foco principal a diminuição do lead time (tempo que leva para uma peça percorrer todo o caminho no chão de fábrica), sendo necessária a eliminação de todo o tipo de desperdício existente nos processos, através da maximização da produtividade e efetividade dos processos já existentes. A manufatura enxuta é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor, fazendo com que a motivação da força de trabalho seja maior. Existem alguns princípios que devem ser seguidos pelas organizações para que a manufatura enxuta funcione por completo. Esses conceitos devem ser seguidos na ordem em que aparecem. A interação entre os quatros princípios iniciais forma um círculo poderoso, sempre expondo o desperdício oculto existente na cadeia de valor. Dessa forma, o cliente deve puxar o seu pedido, revelando cada vez mais os obstáculos ao fluxo e permitindo que esses sejam eliminados o mais rápido possível. Uma boa prática para descobrir o que agrega valor ao cliente final é utilizar equipes dedicadas a identificar e especificar as reais necessidades dos consumidores.

[pic 2]

VALOR  

Especificar valor sob a ótica do cliente

O valor pode ser definido pelo cliente como um produto, serviço ou ambos, que atendam as necessidades, tudo isso com um preço específico em um momento específico. De forma simples, o valor é a credibilidade que é dada a um produto ou serviço graças a critérios estabelecidos pelo próprio cliente.

Um exemplo seriam marcas como a Gilette, cujo nome representa para a maioria dos consumidores a essência das lâminas que vendem. Os produtos deixaram de ser conhecidos pelo nome que tem para ser conhecido pela marca que a produz.

[pic 3]

FLUXO DE VALOR

Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor

Ligado diretamente ao primeiro conceito, enquanto um trata sobre os processos para determinar o custo, o segundo fala diretamente sobre o mapeamento das etapas que agregam valor ao produto final.

O fluxo de valor por exemplo, se inicia no brainstorming com os conceitos de criação do serviço ou produto, passa pela aquisição das ferramentas e matérias primas, por cada processo produtivo, sua distribuição e por ultimo as ferramentas de marketing para o tornar conhecido.

No geral, as empresas podem utilizam mapas como o exemplificado abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (274.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com