TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Os Desperdícios do Lean Manufacturing

Por:   •  19/11/2021  •  Ensaio  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Os desperdícios do Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que consiste em aumentar a produção de empresas utilizando ferramentas para diminuir todos os desperdícios que essa empresa apresenta, melhorando assim cada setor industrial criando uma produção mais elevada e sem desperdícios desnecessários.” Mas aumentar a produtividade não significa comprometer a qualidade, segundo (Kaoru Ishikawa).

No Lean Manufacturing existem 8 desperdícios conhecidos como os defeitos e retrabalhos, espera, processos desnecessários, transporte, estoques, superprodução, intelectual e movimentos desnecessários. Onde o objetivo de todos é tentar enxugar todos os processos que não agregam valor final para o consumidor. Onde essas 8 grandes categorias podem ser descritas como:

1- Intelectual: A capacitação de cada colaborar se torna essencial para aproveitar o máximo da produção aumentando a qualidade do produto ao máximo.

2- Retrabalho: Os defeitos podem estragar o produto por inteiro, tendo um desperdício de tempo e de mão de obra, ocasionando a perda ou o retrabalho, onde ambos levam o atraso geral da produção.

3- Espera: A espera de um produto é causada geralmente pela ineficiência da comunicação ou por processos burocráticos. Podendo ocasionar a devolução do produto ou o cancelamento do mesmo.

4- Movimentação: A movimentação nesse caso não se refere ao transporte e sim as pessoas, onde por falta de organização ou de equipamentos os funcionários precisam transitar em excesso a procura de ferramentas para a realização de seu trabalho.

5- Estoque: Um estoque grande tanto de matéria prima quando de produtos finalizado pode ocasionar um aumento na desorganização da empresa em relação ao espaço ou entre os funcionários.

6- Transporte: Assim como a movimentação o transporte está relacionado os tudo dentro da empresa, como mal organização do fluxo de produção, onde maquinas posicionadas de forma incorretas, ferramentas longe do local de trabalho não agregam valor ao produto e trazem gostos de tempo.

7- Superprodução: Produção em excesso se torna desnecessária no Lean Manufacturing onde a qualidade sempre vai se sobressair a quantidade.

8- Processamento Excessivo: Refere-se a evitar a modificação de processos que contrariam a sequência de produção, visando a padronização dos métodos utilizados na produção.

A ABLJ pretende iniciar a organização a empresa baseado nesses 8 passos utilizando dos recursos iniciais do estabelecimento. Com o passar do tempo todos os movimentos descritos no Lean Manufacturing estarão presentes na empresa, tornando um local muito confortável e mais produtivo, assim conseguindo agregar valor ainda mais em cada um dos produtos fabricados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com