TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Custo,

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Juliana Steinbach

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Custo,

                                                         Tutor: Prof. Marcelo José Pinho Barbosa

Florianópolis

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Custo

CASO: Apple Computer 2006

REFERÊNCIA: YOFFIE, David B.; SLIND, Michael. Apple Computer, 2006. Harvard Business School. 38p. 2007.

TEXTO: 

A Apple Computer foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, no dia 01 de abril de 1976, trabalhando em uma garagem na construção de uma placa de circuito impresso de computador, no quais chamaram de Apple I. Meses depois Mike Markkula Jr, milionário e ex-funcionário da Intel juntou-se a sociedade. Jobs era o visionário, Wozniak era o técnico e Markkula era o homem de negócios experiente.

O objetivo da Apple era o de construir um computador doméstico fácil de usar. Inicialmente criaram o Apple I e dois anos depois o Apple II, que desencadeou uma revolução no mundo dos computadores, vendendo mais de 100.000 máquinas devido a sua facilidade de utilização, com recursos de interface gráfica e som. A Apple rapidamente tornou-se líder de mercado.

A posição da Apple em relação à concorrência mudou em 1981, ameaçada pela IBM PC, devido a criação de um sistema fácil de clonar, enquanto a Apple baseava suas estratégias de venda em sistemas próprios que somente ela poderia fabricar, criando uma desvantagem de crescimento no mercado. Apesar disso, a Apple crescia sua receita. A incompatibilidade de softwares compatíveis no mercado e seu fraco desempenho faria com que o Macintosh tivesse limitações de venda.

Em 1983 e 1984, o lucro da Apple caiu, levando a empresa à uma crise.

Em 1985, o conselho administrativo afastava Jobs. Jobs fundaria uma nova empresa, chamada NeXT.

De 1985-1993, a presidência da Apple seguiria com John Sculley, ex Pepsi. Sculley explorou os recursos gráficos e de design, buscando tornar a empresa líder em na área de editoração eletrônica bem como no setor educacional e corporativo, transformando, após a explosão das vendas do Macintosh, uma marca mundial.

A Apple, ao longo dos anos, investiu forte na inovação tecnológica, mas também passou por inúmeras reestruturações e mudanças nas estratégias utilizadas na venda de seus projetos e também no foco de venda de seus produtos, decorrentes das mudanças de mercado, buscando sua “fatia de mercado”. Porém durante alguns anos a crise se instaurou, fazendo com que a Apple firmasse parcerias como com a IBM, sua maior rival, desenvolvendo um sistema operacional falho, fazendo com que perdesse seu investimento investido.

Após a crise, em 1997, Jobs retorna a Apple colocando em prática sua expertise em planejamento e estratégia. Jobs fechou departamentos sem retorno, terceirizou tarefas de fabricação, reduziu o quadro de funcionários e desenvolveu novos produtos. Jobs fez com que a Apple evoluísse, revitalizando sua imagem e tornando-a uma “força cultural”.

Evidencia-se, então, a eficiência dos seus fundadores, em especial Jobs, na execução de suas funções de planejadores e gerenciadores de custos, fazendo com que, consequentemente, tal empresa tenha se tornado uma empresa invejável com seus diversos projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com