TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  16/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Viviane Cerqueira Testa de Souza

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições,

                                                                Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso

Rio de Janeiro-RJ

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições

CASO: “ Betapharm  Corp”

REFERÊNCIA: Harvard Business School. 108-P02. 25 de Agosto 2005. Betapharm. Corp .(A). Susan L. Kulp; Taylor Randall.

TEXTO: 

O presente caso apresenta um estudo sobre a Betapharm Corp. (A) no ano de 2005. Ela era uma das maiores  indústrias  farmacêuticas  do  mundo,  em  um  patamar  comparável  a   gigantes  do  setor  como  a  Pfizer,  Merck  e  J&J  Pharmaceuticals  Group,  com  uma  fatia  entre  5%  e  10%  do  mercado  global  de  medicamentos,  possuindo  medicamentos  em  diversas  áreas.  Nos anos entre 1996 e 2003, a  Betapharm  obteve  um  crescimento  superior  a  seus   concorrentes,  com uma  média  de  15%  ao  ano. Ela ficava instalada na América do Norte, principal e maior mercado consumidor de medicamentos (49%), logo seguido de Europa (28 %) e Japão (28%). A administração estratégica da  Betapharm,  esperava  que  com  o  envelhecimento  da  população,  a  demanda   por  medicamentos continuasse  com  o  crescimento   acima  dos  10%.  A demanda por fármacos aumentou, entretanto, a entrada de medicamentos genéricos mais baratos e sua indicação nos receituários aumentava cada   vez mais,  onerando  muito  o  lucro das  industrias como a  Betapharm, especialmente a partir do ano de 2003, quando  mais de 73 % das  receitas prescritas  foram de  medicamentos  genéricos.

Contudo, vale ressaltar que apenas os remédios com proteção de patente não poderiam possuir versões genéricas, por isso são os mais lucrativos para a indústria farmacêutica. A referida empresa deveria investir constantemente em P&D, marketing e vendas, ou ainda focar no aprimoramento dos processos produtivos, com isso adquiriu um sistema chamado Emptoris ePass, que facilitava a busca de fornecedores pela internet.  

Para conduzir esse novo processo foi criado um grupo de Sourcing, a equipe não buscava apenas o menor preço ou o menor lance os critérios de seleção iam além dos fatores meramente dos custos diretos, mas eram aspectos como: qualidade, assistência técnica, tempo de entrega e os custos para que o fornecedor se adapte aos padrões exigidos pela empresa e era composta por profissionais de diversos setores para submeter todos os fornecedores a uma criteriosa auditoria antes da licitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com