TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Emília Silveira Alexandre Moreira

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições,

                                                          Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso

Belo Horizonte

2019

Gerenciamento de Aquisições

Betapharm Corp. (A)

REFERÊNCIA: HARVARD Busines School. 108-P02. 25 Agosto 2005. Betapharm. Corp. (A). Susan L.Kulp; Taylor Randall.

Os autores iniciam a obra expondo uma reflexão feita pelo vice-presidente de compras da Betapharm acerca das vantagens e desvantagens da utilização do sistema Emptoris ePass, adotado recentemente pela organização, na aquisição de contratos de hotelaria e fornecimento de matéria prima, a partir da percepção da necessidade de redução de custos.

Para contextualizar o momento de busca por redução de custos com aquisições vivenciado pela Betapharm, os autores descrevem o histórico do setor farmacêutico, que teve um crescimento médio global de vendas superior a 10% entre 1996 e 2003, mas que não esperava tanto para os próximos anos. Todavia a Betapharma superou a média do setor e cresceu 15% em vendas beneficiada pelo aumento do número de idosos, maior expectativa de vida e aumento de incidência de doenças crônicas. Entretanto, iniciou-se uma pressão sobre os preços, causada pela assistência médica governamental e o grande aumento do uso de medicamentos genéricos, alavancado também por vencimentos de patentes de medicamentos.

Os autores se utilizam de dados de vendas do mercado farmacêutico mundial para apontar o mercado Norte Americano como o líder em vendas, seguido de Europa e Japão, mas apesar da liderança no mercado global, sendo responsável por 49% das vendas, também passava por desaceleração devido às pressões exercidas sobre os preços e à escassez de aprovação de novos produtos.

A saída encontrada pela indústria farmacêutica foi gerenciar os processos de compras para reduzir custos. Em 2002, nove entre as 10 maiores empresas do setor planejavam automatizar seus processos de gerenciamento de gastos.

Para apresentar os fatos que justificavam que a empresa apostasse na redução de custos para superar a pressão sobre os preços, os autores apresentam o histórico da Betapharma, que detinha entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial, e tinha como produtos principais, medicamentos que, em sua maioria, teriam as patentes expiradas em dois anos, ameaçando as tendências de crescimento da empresa. Por isso a estratégia era reduzir os gastos em compras. A Betapharma gastava cerca de 7,5 bilhões de euros anualmente e desejava reduzir essa marca cerca de 12,5% durante o ano de 2004 e embora pessimista, testou o sistema emptoris ePass a partir de 2003 e a  partir daí, para cada produto comprado se formava um grupo de representantes das áreas da qualidade, técnica, finanças e logística que que formulava a estratégia de sourcing para o produto, definindo a melhor estratégia de compra, implementando o método escolhido e selecionando o fornecedor preferencial. Era necessário dispor de ao menos três fornecedores que quisessem concorrer e o leilão envolvia, além do preço, outros itens, como qualidade e atendimento à legislação. O custo total de propriedade de um produto incluía solução de problemas técnicos, gerenciamento de desempenho e melhoria do processo, assistência da Betapharna e o preço unitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com