TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLA OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA

Grupo:

GABRIELA VELOSO GALIANO

HELENA HELOISA NASCIMENTO PERES

Curso:

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

MOGI DAS CRUZES 2014

[pic 3]

ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLA OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA

Trabalho Produção de Texto Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Orientador: Professora Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Professor José Adir Lins Mahcado, Professora Vilze Vidotti Costa, Professora Mari Clair Moro Nascimento, Professora Regina Célia Adamuz, Porfessora Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa e Professor Reinaldo Benedito Nishikawa

[pic 4]

Projeto Político Pedagógico

No presente texto será apresentado a importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar que nasce da necessidade de construir a escola constantemente, renovando o antigo e projetando o novo.

O projeto é uma discussão ampla na escola com todos os seguimentos para buscar soluções        na melhoria do ensino que também requer continuidade das ações        sempre seguindo em frente, decidindo novos caminhos e repensando no que já esta sendo feito.

A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma reflexão constante do cotidiano, precisa de tempo e ação, reuni esforços no mesmo ritmo pela melhoria do ensino.

[pic 5]

O projeto político pedagógico

contempla

o planejamento escolar, o maior desafio da escola é transferir o planejado do papel para a ação, sendo assim está em constante movimento de ação-reflexão-ação, pois se trata da realidade do dia a dia da vida escolar. Primeiramente precisa-se entender que o projeto é algo continuo e promissor como se pode compreender nas palavras de ANDRÉ.(2001, p.188 apud Maria Adélia Teixeira Baff),

o projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência de ordem administrativa, pois deve “expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender as diretrizes, sistematizadas do Sistema Nacional de Educação, bem como as necessidades locais e específicas da clientela da escola”, ele é “a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade”.

No presente texto será apresentada a importância do Projeto Político Pedagógico para a organização da escola Oswaldo de Oliveira Lima. O projeto é uma discussão ampla na escola com todos os seguimentos para buscar soluções na melhoria do ensino que também requer continuidade das ações sempre seguindo em frente, decidindo novos caminhos e repensando no que já esta sendo feito. A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma reflexão constante do cotidiano, precisa de tempo e ação, reuni esforços no mesmo ritmo pela melhoria do ensino.

[pic 6]

PRÍNCIPIOS FILOSÓFICOS

Caracteriza-se pela gestão democrática participativa, pelo contexto social histórico do território da unidade (avaliação diagnóstica). Trabalha o aluno do seu meio para seu meio.

Contempla a inclusão social do indivíduo e tem a sustentabilidade como meta universal.

[pic 7][pic 8][pic 9]

CONCEPÇÃO DO ALUNO E DO PROFESSOR

        O processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar parte da mediação de conhecimento e produção de cultura, onde cada um traz a sua participação e é aceito como membro participativo e criativo no desenvolvimento escolar, depende fundamentalmente de dois sujeitos: o professor e o aluno. A cada um deles corresponde o papel que inclui a responsabilidade e funções que determinam o desenvolvimento efetivo deste processo

        O papel do professor e o papel do aluno devem ser pensados como elementos fundamentais para organização escolar, pois é justamente na interação entre esses dois papeis que se dá o processo ensino aprendizagem.

        Segundo Jonnaert e Borght (2002, p.252) cabe ao professor criar as condições necessárias para a aprendizagem do aluno, possibilitando para isso momentos, que correspondem as fases de preparação, realização e avaliação, também denominadas como fase pré-ativa, interativa e pós-ativa respectivamente.

Na instituição analisada o professor e o aluno são os principais agentes, o professor é um mediador na transmissão de conhecimento e o aluno aquele que não apenas recebe, mas participa ativamente construindo assim de forma os conceitos a serem assimilados.

[pic 10][pic 11]

CONCEPÇÃO DE ENSINAR E APRENDER

O ensinar é a busca constante de caminhos para o aprender, onde o indivíduo constrói o seu conhecimento pelo seu fazer. A educação escolar e a colaboração são ações que estão intrinsicamente ligadas. Ensinar e o aprender são o verso e o reverso de uma mesma medalha, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta.

Professor e aluno aprendem e ensinam com suas experiências e vivencias, portanto ensinar não cabe apenas ao professor e aprender apenas ao aluno. E necessário que o professor conheça as habilidades e saberes dos alunos e proponha a construção coletiva de novos conhecimentos, após as pesquisas realizadas pelos alunos, ocorre a socialização desta coleta de dados em grupo.

[pic 12]

ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE

  • O Planejamento docente realizado na escola Oswaldo de Oliveira Lima é realizado por meio dos planejamentos anuais e semestrais, reuniões pedagógicas, ATPC e formação contínua.
  • Para cada modalidade (Ensino Fundamental e Ensino Médio) realiza-se um trabalho com conteúdos curriculares adequados a faixa etária e as diretrizes estabelecidas pela DE (Divisão de Educação).
  • O importante é salientar que o planejamento seja útil e funcional para o professor e para os alunos, e que seja fruto de uma ação consciente, responsável e libertadora.

[pic 13][pic 14]

AVALIAÇÃO

Compreende-se a avaliação como parte continua nos processos de ensino e de aprendizagem, sustentada pelo levantamento das necessidades e dificuldades dos educandos, com intuito de sanar duvidas, dentro das dimensões diagnosticas, formativas e classificatórias.

São utilizadas as modalidades de avaliação contínua, avaliação paralela e avaliação diagnóstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (887.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com