TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 .

RELATO DE OBSERVAÇÃO

WALLACE REIS FERNANDES RA 1736346

PETRÓPOLIS

2017


SUMÁRIO

1 - Introdução                                                                                03

2 - Ambientes escolares                                                                04

2.1 – CIEP 180 – Presidente João Goulart                                                04

3 - Ambientes não escolares                                                                05

3.1 – Igreja Evangélica Assembleia de Deus                                                05

3.2 – Mercadinho Novo Milênio                                                        05


1 – INTRODUÇÃO

        A Disciplina através desta atividade tem como objetivo fazer com que o aluno na prática adquirira conhecimento sobre observação acadêmica, e neste caso específico será a observação de ambientes educativos escolares e não escolares, com detalhamento das particularidades de cada ambiente, no tocante a estrutura e funcionamento, além de sua aplicabilidade a seu alvo público.

        Como resido na cidade de São João de Meriti, na baixada Fluminense do Rio de janeiro, principiei uma observação na comunidade do Parque Juriti, uma comunidade muito carente e por isso de fundamental papel para uma observação mais próxima a realidade de meu estado.

        Por se tratar de uma comunidade violenta e de difícil acesso, o campo de observação foi de apenas 500 m partindo como centro do CIEP 180. Como toda comunidade dessa pobre e carente região da Baixada Fluminense, os ambientes escolares e não escolares são reduzidíssimos conforme expostos abaixo.

2 . AMBIENTE ESCOLAR OBSERVADO

2.1 - CIEP 180 JOÃO GOULART

Localizado na cidade de São João de Meriti, no bairro Parque Juriti, na Rua Três, tem como atual diretora a professora Jacimar Cosendey e diretora adjunta Luciana Ribeiro.   É uma escola de grande porte, com cerca de 800 alunos, com dois turnos, que recebe alunos para a educação Infantil (Creche, Pré-escola), Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais), Educação Especial (Pré-escola), Educação Especial Ensino Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais), Educação Especial (Educação de Jovens e Adultos), tendo como grande destaque o seu trabalho na área de inclusão o CIEP 180 é referência na prática da educação especial. A escola está equipada com 21 (vinte e um) salas de aulas, 88(oitenta e oito) funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, sala de leitura, banheiro fora do prédio, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, refeitório, despensa, almoxarifado, auditório, pátio coberto, pátio descoberto, área verde, em seu espaço interativo possui computadores administrativos, computadores para alunos, copiadora, retroprojetor, impressora, leitora Braile, aparelho de som, projetor multimídia (data show) e lousa digital. A escola desenvolve vários projetos educacionais como o da Prefeitura Municipal de São João de Meriti chamado de mais educação, nesse projeto os alunos têm, em contra turno de suas aulas regulares, atividades extras de reforço escolar em matemática e português, além de aulas de capoeira, dança e esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (301.4 Kb)   docx (202.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com