TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Matheus Nunes Almeida  RA:1755389

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2017

Matheus Nunes Almeida  RA: 1755389

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

       Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP,                                                                                          do curso de Matemática, como um dos                                                                                     requisitos para a obtenção da nota na disciplina                                                                       Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade,                                                          ministrada pela Profa. Raquel Bokums

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2017

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2.1-OBJETIVOS GERAIS....................................................................................3

2.2- Objetivos específicos....................................................................................3

3-DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

3.1Distinções entre: educação formal e não formal.............................................4

3.2-Algumas características da Educação Não-Formal.......................................5

3.3-A Educação Não-Formal em Ação................................................................6

3.4-Análise e discussão dos dados coletados.....................................................7

4- RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................8

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................8

6- REFERÊNCIAS...............................................................................................9

1-INTRODUÇÃO

  O projeto de pesquisa que será apresentado fará um levantamento sobre os aspectos de uma igreja, ambiente educativo não escolar, e como ela pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa para os alunos nas diversas disciplinas. Assim. Através da observação assistemática não participante, procuraremos identificar fatores que integre a igreja à educação formal, buscando melhorar a aprendizagem do aluno. É necessária essa integração, pois a igreja apresenta conhecimentos socioculturais e está presente na história da humanidade, além do mais atualmente muitos educandos estão desprovidos de valores éticos essenciais para a formação cidadã. Serão traçados também alguns objetivos a serem atingidos e algumas hipóteses serão levantadas acerca do problema apresentado, bem como o pensamento teórico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos formais e não formais de onde emergem os diferentes tipos de aprendizagens. A realização do projeto vem oferecer subsídios à escola, visando aprimorar os conhecimentos dos alunos, através de uma seleção de conteúdos e metodologias que tem como temas: justiça, solidariedade, ética etc. presentes também em todas as disciplinas do currículo escolar utilizando-se de projetos interdisciplinares de educação em valores aplicados fora e dentro da escola.

2-OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

  Integrar um ambiente educativo não escolar com a educação formal nas diversas disciplinas

   Enriquecer o ensino multidisciplinar, oferecendo oportunidades de conhecimento fora do ambiente escolar.

2.2 objetivos Específicos.

  • Coletar informações que possibilite aprimorar a aprendizagem dos alunos, da escola observada, levando em conta a relação interdisciplinar.
  • Identificar métodos que contribua para uma aprendizagem alternativa.
  • Articular e promover o conhecimento sociocultural.

3-DESENVOLVIMENTO

3.1- Distinções entre: educação formal e não formal.

  Quando falamos de educação não formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a educação informal, os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, na família, bairro, amigos etc., é carregada de vários valores e culturas próprias de pertencimento e sentimentos herdados. A educação não formal é também conhecida como aquela que se aprende “no mundo da vida”. Segundo Jacobucci (2008) “espaços não formais podem ser instituições e não instituições”. Na categoria que a autora denomina “instituições” estão incluídos os espaços que são regulamentados e que possuem uma equipe técnica responsável pelas atividades oferecidas, a saber: os Museus, os Centros de Ciências, os Jardins Botânico, as Bibliotecas, entre outros. Na categoria “não instituições”, a autora elenca os ambientes naturais ou urbanos que não possuem estrutura institucional, mas que permite a realização de praticas educativas.

  Em cada campo de educação existe um educador que é o agente do processo de construção do saber, na educação formal sabemos que são os professores, já na informal o grande educador é aquele com quem interagimos ou nos integramos tais como: família, amigos, igreja, entre outros. Na educação formal o espaço físico territorial onde transcorrer os atos e os processos educativos são instituições regulamentada por leis certificadoras, organizadas segundo diretrizes nacionais, ao contrario da educação informal que os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas em locais informais, locais onde há processos interativos e tem seus espaços educativos demarcados por referência de nacionalidade, localidade, idade, sexo, religião, etnia etc. Construindo coletivamente, seguindo diretrizes de dados grupos, na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes.                              De acordo com Freire:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com