TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos Móveis

Por:   •  1/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo de Interface Humano

Máquina em Dispositivos Móveis

Resumo. A usabilidade hoje em dia é um fator de sucesso para um software, ignorá-la pode significar o fracasso de um projeto, os desenvolvedores normalmente não se preocupam com esta característica. A análise da usabilidade de um sistema tem que ser parte integrante de qualquer ciclo de desenvolvimento, a proposta deste trabalho é realizar esta análise em um sistema desenvolvido para dispositivos móveis, usando técnicas e métodos de avaliação de interface, propondo melhorias ao sistema de acordo com os resultados obtidos nos testes.

Abstract. The usability nowadays is a factor of success for a software, to ignore it can mean the failure of a project, the developers normally is not worried about this characteristic. The analysis of the usability of a system has that to be integrant part of any cycle of development, the proposal of this work is in accordance with to carry through this analysis in a system developed for mobile devices, using techniques and methods of interface evaluation, considering improvements to the system the results gotten in the tests.

1. Introdução

Nos últimos anos o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis vem crescendo e se tornando um ótimo mercado para investimentos, com a popularização de celulares com suporte a Java as aplicações destinadas a estes dispositivos tendem a crescer ainda mais.

Assim como nos sistemas para computadores de mesa, os sistemas para dispositivos móveis precisam de uma maior preocupação com a sua usabilidade, devido as suas restrições em relação a tamanho de tela que limita em muito a capacidade de desenvolvimento de interfaces.

Para garantir uma boa interface, avaliações de usabilidade devem ser feita em um sistema do começo ao fim do ciclo de desenvolvimento, isto é necessário para considerar um sistema pronto para o uso.

O objetivo deste trabalho é testar e avaliar o sistema de submissão e monitoramento de múltiplas tarefas, através de um ambiente em grade, utilizando dispositivos móveis, proposto por Borges [Borges 2006].

2. Computação Móvel

A computação móvel está se tornando uma das tecnologias com um maior número de pesquisas e investimentos, seu objetivo principal é poder transportar todo o poder computacional de um computador pessoal para um dispositivo de grande mobilidade. Esta área ganha mais força atualmente com a capacidade de conectividade destes aparelhos portáteis, que através de conexões sem fio (wireless), conseguem fazer parte de redes internas e acessar a internet.

Os computadores pessoais são divididos em 4 categorias: computador de mesa, laptop, palmtop e computador de mão. Os laptops surgiram como os primeiros portáteis que executavam as tarefas de um desktop com similaridade, agregando assim o que há de melhor nas duas tecnologias. Os palmtops mesmo sendo menores do que os laptops, podendo caber no bolso, ainda necessitam de uma superfície para uma melhor utilização. Para um computador fazer parte da classe de computadores de mão, alguns requisitos precisam ser alcançados:

- Deve funcionar sem cabos, exceto para recarga de bateria ou conexão para transferência de dados; - Deve ser utilizado com facilidade apenas com uma mão, sem a necessidade de apoio em uma superfície;

- Deve permitir a instalação de novos aplicativos ou conexão com a Internet.

De acordo com estes itens, podemos citar como exemplo de computadores de mão, os PDA’s (Personal Digital Assistants), celulares e smartphones que agrupam as características dos dois anteriores [WEISS, 2002].

3. Usabilidade

A área de Interação Humano-Computador (IHC) analisa o “projeto (design), avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos associados a este uso”. A forma como o usuário interage com uma interface, é estudado pelo IHC que tem como preocupação maior o projeto de interfaces de alta qualidade [HEWETT, 1992].

A interface possui papel importante em um sistema pois é através dela que o usuário se comunica com o sistema, quanto maior for a usabilidade da interface, maior será a comunicação.

Para declarar que um sistema está pronto, testes de funcionalidade devem ser feitos para garantir e verificar sua robustez, assim como uma avaliação da interface também deve ser feita para verificar a qualidade de uso do software.

4. Usabilidade em Dispositivos Móveis

Os dispositivos móveis estão se tornando extremamente populares, mas um problema que eles apresentam é o tamanho de suas telas, por serem portáteis não existe muito espaço em sua tela para os projetistas desenvolverem interfaces [BREWSTER, 1999].

Na década de 80 já existia essa preocupação de como apresentar as informações em telas muito menores do que as encontradas em computadores de mesa, muitos trabalhos foram feitas para legibilidade e informação mostrada em pequenas telas, com o intuito de apresentar informações em máquinas de escrever, foto-copiadoras, máquinas de dinheiro e etc. Estudos mostram que em telas pequenas, apenas algumas linhas podem ser mostradas para que o usuário possa ter uma boa compreensão.

O sistema computacional proposto neste trabalho, não se preocupava inicialmente com a interface gráfica, colocando em segundo plano a interação entre o usuário e a máquina. Esta preocupação tornou-se maior com o decorrer do projeto, levando a necessidade da realização de testes para identificação de problemas na interface e possíveis soluções.

5. Sistema Avaliado

Este trabalho avaliou e efetuou testes em laboratório para um sistema de submissão e monitoração de múltiplas tarefas, através de um ambiente de grade computacional, usando dispositivos móveis. O sistema citado foi desenvolvido por Borges [BORGES, 2006].

Ambientes de grade computacional utilizam compartilhamento de recursos distribuídos para melhorar o desempenho de aplicações. Com o uso de dispositivos móveis, pode-se fornecer acesso em qualquer hora e lugar a informações e serviços. Através destas duas tecnologias, trabalhando juntas, uma solução eficiente é apresentada.

Borges sugere o uso de um mecanismo de Workflow, automatizando assim a submissão e monitoração de suas aplicações em ambientes de grade computacional. Através de um protótipo que foi projetado e testado, pode-se perceber que o workflow, traz melhorias para os usuários de dispositivos móveis, utilizarem as grades.

6. Testes

Os testes de interação são necessários para determinar se um software está pronto para o uso, estes testes têm por objetivo definir se o software realmente fornece o apoio adequado para a utilização do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com