TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO OOHDM E RAPID E-LEARNING PARA ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  5/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 17

APLICAÇÃO OOHDM E RAPID E-LEARNING PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Vinícius Barbosa Honorio ¹

André Luiz Zambalde ²

Resumo: O presente trabalho descreve o processo de modelagem e implementação de uma aplicação hipermídia baseada na metodologia OOHDM e no conceito de Rapid e-learning para auxiliar nos fundamentos do aprendizado da tecnologia da informação. Realizou-se a modelagem da aplicação utilizando-se o OOHDM – “Object Oriented Hypermidia Design Model” e implementou-se um exemplo utilizando o software Pow Toon. A plataforma foi criada utilizando o WordPress, um aplicativo de gerenciamento de conteúdo para web voltado principalmente para criar sites e blogs. Concluiu-se que o modelo OOHDM, independente do processo de implementação, é capaz de estruturar complexas aplicações, facilitando a manutenção e reutilização.

Palavras chave: OOHDM, Tecnologia da informação, Rapid e-learning.

1. INTRODUÇÃO

  1. Contextualização e motivação

        Projetos que visam estimular o uso dos computadores como ferramenta de apoio à difusão do conhecimento e ao ensino através de sistemas hipermídia (mídias digitais e internet) são desenvolvidos em todo o mundo.

        O significado da palavra hipermídia não é recente no ambiente educacional, mas o termo é. São ferramentas muito eficazes para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tanto para ensino a distancia quanto para ensino presencial. Com o surgimento das hipermídias o processo de aprendizagem tem proporcionado uma série de facilidades relativas ao ensino. As experiências com a hipermídia podem ser facilmente identificadas nos principais meios de comunicação como rádios, televisões e vídeos.

        Porem deve-se considerar que hipermídia não foi projetada para a educação, seu principal foco sempre foi à recuperação ou difusão de informação.

Aplicações destinadas às pesquisas e recuperação ou difusão de informação tomam como base dados que podem ser explorados livremente pelo leitor. Entretanto as aplicações de aprendizagem e ensino tem formato de documento eletrônico que procuram direcionar o leitor através de espaço de informação sobre determinado conhecimento.

        Para desenvolver um sistema hipermídia que seja de qualidade e atenda aos requisitos básicos de manutenção e reuso é preciso que se busque um modelo de autoria que possa descrever toda a estrutura da aplicação hipermídia e sua semântica de navegação de uma forma independente da implementação. Este sistema deve fornecer construções de design de alto nível e mecanismos de abstração, bem como permitir uma transição tranquila entre a abstração do domínio da aplicação e a implementação final, preenchendo

_________________________

¹ Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

² Professor e Doutor na Universidade Federal de Lavras - UFLA

assim, o espaço entre os modernos mecanismos da engenharia de software e as peculiaridades da hipermídia. Ele ainda deve ser capaz de fornecer meios para que se façam alterações no modelo para uma aplicação final (e vice-versa), tornando a manutenção e o reuso mais fácil.

  1. Problema e objetivo

Objetivou-se criar uma modelagem e o desenvolvimento de uma plataforma hipermídia utilizando o aplicativo WordPress baseando nos conceitos do Modelo de Projeto de Aplicações Hipermídia Orientado a Objeto (OOHDM), e da metodologia associada, proposta por Schwabe e Rossi (1994), através de vídeos explicativos associados às principais disciplinas da tecnologia da informação.

A utilização da tecnologia hipermídia na educação é incentivada pela sua característica de permitir ao aprendiz a exploração livre de páginas com informações representadas por diversas mídias estruturadas através de ligações. Uma aplicação hipermídia (um hiperdocumento) fornece o material didático e proporciona uma forma de navegação através dele, com o controle da interação totalmente a cargo do usuário, permitindo que este tenha progresso de acordo com os seus interesses e objetivos. A característica pedagógica mais importante dessas aplicações é, portanto, a flexibilidade de exploração do material didático fornecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com