TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1801 – SEGURANÇA EM CLOUD E DISPOSITIVOS WIRELESS

Por:   •  10/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SENAC[pic 1]

 


           

 

Pós-Graduação em Segurança da Informação

1801 – SEGURANÇA EM CLOUD E DISPOSITIVOS WIRELESS 

 

 

 

São Paulo

 2018

 

Hernani Orlandi Matos

Produção Individual: 5 Funcionalidades dos Sistemas de MDM

Produção individual sobre a utilização de sistemas de MDM para gerenciamento de dispositivos, tendo como foco o monitoramento e gerenciamento da política de BYOD.

       

 Prof. Gustavo Perri Galegale

                       

                     

São Paulo

2018

 

Hernani Orlandi Matos

RESUMO

Uma demanda que vem crescendo cada vez mais nas empresas é a implantação da política de BYOD (Bring-Your-Own-Device, em inglês), de acordo com a Gartner, “50% das companhias disseram que pretendem migrar exclusivamente para o BYOD para smartphones em 2017, eliminando a opção de dispositivos fornecidos pela empresa”.

Com isso muitas empresas surgiram no mercado com soluções de MDM (Mobile Device Management ou MDM, em inglês) para auxiliar as empresas no processo de implantação dessa política, cada um deles possui diferentes funcionalidades que podem se adequar melhor a cada tipo de empresa.

Listaremos a seguir 5 funcionalidades de sistemas MDM que podem ser muito úteis em um cenário mais global para atender a maioria das empresas que buscam soluções para essa nova demanda.

5 FUNCIONALIDADES DE SISTEMAS MDM INDISPENSÁVEIS

Listaremos agora as 5 funcionalidades de sistemas MDM disponíveis no mercado que podem auxiliar a área de TI na implantação e gerenciamento das novas políticas.

1 – Reconhecimento e mapeamento de dispositivo

Uma das funcionalidades importantes dos sistemas de MDM é possuir o reconhecimento automático do dispositivo que estará entrando sob a gerência do sistema.

Tal como a tecnologia plug and play, onde o usuário ao plugar um novo dispositivo será reconhecido pelo sistema operacional e configurado automaticamente para sua utilização não exigindo configurações manuais. Os sistemas MDM com reconhecimento de dispositivo facilitam o enquadramento do mesmo em regras específicas, dependendo do seu hardware, sistema operacional e tipos de acesso dentro da rede corporativa. Também irá coletar informações das configurações do dispositivo munindo a base de informações e usuários que o utilizam.

Exemplo de empresa que oferece esse recurso: VMware AirWatch, SimpleMDM e AppTec EMM.

2 – Gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados permite ao departamento de TI e segurança um controle maior sobre o que é acessado, quais aplicações são utilizadas e o que trafega pela rede interna da empresa.

Permite o acesso da área responsável pelo gerenciamento do MDM de forma mais autônoma não necessitando de aprovação via pin code dos usuários para que o produto seja verificado em segundo plano, afim de auditar se o mesmo se encontra de acordo com as políticas de segurança da empresa e se dados da empresa não são utilizados ou enviados para destinos públicos sem aprovação prévia.

Existe a possibilidade ainda de assegurar dados confidenciais da empresa dentro de contêineres no dispositivo.

Exemplo de empresa que oferece esse recurso: Advanced Mobile Management(MobileIron), XenMobile(Citrix Systems) e VMware AirWatch.

3 – Gerenciamento de identidade

A funcionalidade de integração ao seu sistema de identidade interno como por exemplo Active Directory (Microsoft) possibilita a configuração do SSO (Single Sign-on) e o registro do dispositivo na rede a partir da credencial existente no AD.

Também é possível enviar remotamente certificados de identidade para esses e visualizar e gerenciar a lista de certificados instalados. Você também poderá disponibilizar através do gerenciamento de identidade um portal interno para que o próprio usuário veja informações como localização do dispositivo, bloqueio e vida útil.

Exemplo de empresa que oferece esse recurso: Countly, Soti MobiControl e Sophos Mobile Control.

4 – Utilitário de manutenção e gerenciamento de conteúdo

O gerenciamento de conteúdo possibilita que o cliente receba arquivos diretamente do portal, sem necessidade de efetuar upload em sites de armazenamento ou envio por e-mail. Também é possível a implantação de arquivos e políticas conforme os grupos a qual pertence e o mesmo será implementado no dispositivo sem a necessidade de aceitação do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com