TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos e Equipes

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Atividades de avaliação a distância (AD1)

Orientações

  • Procure o professor tutor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)

Leia o enunciado com atenção e responda as questões que seguem:

1) Conforme o que você estudou sobre a diferença entre projetos e tarefas de rotina, preencha o quadro abaixo com exemplos próprios para as áreas determinadas: (peso 2,0 pontos)

ÁREA

EXEMPLO DE PROJETO

EXEMPLO DE TAREFA DE ROTINA

SOFTWARE

Sistema para consulta de área e micro-área por logradouro

Rotina: Alimentar o banco de dados e manutenção

TURISMO

Transporte coletivo marítimo

Aquisição de escunas, manutenção dos barcos, divulgação.

LAZER

Parque Florestal

Limpeza, conservação, atividades diárias.

EDUCAÇÃO

Projeto contando histórias

Arrecadação de livros, divulgação.

     

2) Responda às seguintes questões: (peso 1,0 ponto)

  1. Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

R: Restrito: Visões restritas levam a soluções de pequeno alcance. Problemas tratados de maneira pormenorizada geram soluções deslocadas, gasto excessivo de tempo e dinheiro. Resolver problemas pensando na solução imediata e rápida pode acarretar um problema ainda maior, custando caro, alterando o projeto e perdendo tempo.

R: Ampla: Ângulos diferentes podem ser analisados, soluções que estavam fora do alcance do cliente e da equipe podem surgir e resolver a questão. Análise da situação atual, do futuro podem fazer o sucesso de um projeto.

  1. Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

            R: Um determinado setor de uma empresa precisava de um programa de cadastro automatizado. A equipe de informática da empresa atendeu a solicitação criando um cadastro de uma determinada atividade onde eram guardadas as informações e posteriormente era emitido em documento. O problema é que esse documento era encaminhado para outro setor onde existia outro sistema, também de responsabilidade do setor de informática, que continha os mesmos dados e por conseguinte teria a sua digitação repetida porque não havia integração entre os sistemas tornando os dados redundantes. O projeto  depois de pronto e implantado teve que ser refeito para evitar duplicidade de dados.

3) Na Unidade 3, você estudou a origem das idéias de novos projetos, as suas motivações, os requisitos dos clientes, a visão geral do projeto e questões relativas ao prazo geral. Em relação à seção 5 desta mesma unidade, a Viabilidade do projeto, marque abaixo quais as afirmações corretas: (peso 1,0 ponto)

  1. benefícios intangíveis podem ser tão ou mais importantes do que os tangíveis.
  2. são três os fatores a serem analisados num estudo de viabilidade: visão, data fatal e riscos.
  3. custos do projeto são os recursos materiais necessários para executá-lo.
  4. se os prazos forem irreais, o projeto será inviável e fracassará.
  5. numa análise de viabilidade, o gestor enxerga as questões financeiras imediatas, enquanto o líder poderá ver oportunidades financeiras futuras.  

(   ) AC            ( X )  ADE           (   )  BC           (   )  BCE              (   )  CD

4) Muitas empresas que tentaram entrar no mercado de computadores portáteis fracassaram. Suponha que sua empresa acredita que existe uma demanda nesse mercado, porque os produtos existentes não estão sendo projetados corretamente. Eles são muito pesados, muito grandes, ou muito pequenos para acomodar um teclado tamanho-padrão. O computador que você deseja fabricar será pequeno o suficiente para ser carregado dentro do bolso de uma jaqueta, se for necessário. O tamanho ideal não deverá ser maior que 4 polegadas x 9,5 polegadas x 1 polegada com um teclado padrão. Ele não deverá pesar mais do que 15 onças, deverá ter um tela com 4 a 8 linhas por 80 caracteres, um drive para microdiscos e uma mini-impressora. Este produto deve servir principalmente para processamento de textos, mas terá plug-in ROMS para acomodar uma ampla variedade de linguagens e programas de computador. Estas características deverão atrair viajantes de negócios, mas se o computador for vendido para o varejo por $us 175 a $us 200, ele pode atingir um mercado mais amplo.

Assim, o projeto envolve o planejamento, o desenvolvimento e a produção desse computador portátil. Na indústria de fabricação de computadores, que muda rapidamente, é crucial atender o mercado com um produto desse tipo em menos de um ano. Conseqüentemente, a equipe de projeto tinha o prazo aproximadamente de 8 meses, ou 32 semanas, para produzir o protótipo.

Você, como chefe do projeto, tem a tarefa de desenvolver um plano para determinar se o protótipo poderá ou não ser concluído nas 32 semanas.  A equipe de projeto levantou as seguintes informações: (3,0 pontos)

Cód.

Atividade

Duração (semanas)

Dependência

A

Planejamento/projeto

15

-

B

Construção do protótipo

4

A

C

Avaliação do equipamento

5

A

D

Teste do protótipo

2

B

E

Escrever relatórios

5

C, D

F

Escrever relatório sobre métodos

6

C, D

G

Escrever relatório final

3

E, F

A partir dos dados apresentados:

  1. Monte o Gráfico de Gantt. (vale 1,0 ponto)

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

construa e calcule o Diagrama PERT/CPM.  (vale 1,0 ponto)

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (294.5 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com