TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informatica Realidade Virtual e Aumentada

Por:   •  21/4/2020  •  Dissertação  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Realidade virtual e aumentada

O computador trouxe um novo processo sofisticado de interação com as aplicações, exigindo conhecimento abstrato e necessidade de maiores cconhecimentos sobre computadores mais avançados, com  os  benefícios da tecnologia e a sofisticação das interfaces do usuário fez com que pessoas tivessem que se ajustar às máquinas. A era dos computadores, buscaram maneiras de fazer com que as máquinas se ajustassem às pessoas, o que foi criando  maneiras e conseguindo com a evolução das tecnologias de hardware, software e telecomunicações.

A Realidade Aumentada  diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realizam determinadas tarefas,  designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Um exemplo são as etiquetas QR Code em pontos turísticos das cidades. Através do aplicativo que ler este tipo de etiqueta instalado em tablet ou smartphone, somente usado com conexão à internet, onde teram informações, que indica os locais aos quais o turista deve ir mostraando rotas, opções de passeio e que o turista queira se informar. Diante disto, não é necessário ir muito longe para imaginar porque a realidade aumentada também  conhecida por “realidade expandida” e “realidade ampliada”estão em alta em diversos campos, incluindo o marketing e a publicidade, seu funcionamento é bem simples: através de um software, um marcador no mundo físico e do GPS. No exemplo acima, a etiqueta QR corresponde ao marcado no mundo físico, o app leitor da etiqueta corresponde à porta de entrada ao software que fornece as informações ao usuário e o GPS funciona como o 'olho' deste software, pois é ele quem indica o local do usuário no mundo físico.

A Realidade Virtual é uma interface computacional que permite ao usuário interagir em tempo real, em um espaço tridimensional gerado por computador, usando seus sentidos, através de dispositivos especiais. O usuário pode perceber o mundo virtual, através de uma janela constituída pela tela do monitor ou pela tela de projeção ou ser inserido no mundo virtual, através de capacete ou de salas com cavernas e dispositivos de interação. A realidade virtual implementada no modo janela é denominada não imersiva, enquanto que a implementação baseada em capacete ou salas de multiprojeção e em outros dispositivos multisensoriais é denominada imersiva. A realidade virtual, não imersiva transporta o usuário parcialmente para o domínio da aplicação, preservando seu senso de presença no mundo real, enquanto atua no mundo virtual, já a realidade virtual imersiva, por sua vez, transporta o usuário totalmente para o domínio da aplicação, fazendo com que ele se sinta completamente imerso no mundo virtual, interagindo com seus objetos e sentindo suas reações, através dos dispositivos multisensoriais.

Realidade Virtual e Aumentada são tecnologias dependentes de processamento em tempo real e, por isso, são influenciadas pela evolução da computação, tanto do ponto de vista do hardware quanto do software. Além disso, pelo fato de terem sido criadas há varias décadas, suas definições acabaram sendo modernizadas, em função de fatores mais recentes, como a multiplicidade de plataformas e a viabilização de softwares capazes de tratar elementos multisensoriais. O que antes se restringia a computadores de grande porte e a aplicações de computação gráfica, foi atualmente expandido para microcomputadores, plataformas móveis e Internet, envolvendo aplicações gráficas, sonoras, gestuais e de reação de tato e força. Neste contexto, este capítulo discute as origens e a evolução das aplicações de realidade virtual e aumentada, apresentando uma perspectiva histórica e discutindo aspectos relevantes, como fundamentos teóricos, características multisensoriais, plataformas, ferramentas de autoria, dispositivos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com