TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet das Coisas ou do Inglês

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

Historia

A Internet das Coisas ou do inglês, Internet of Things, é uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar aparelhos eletrônicos do dia-a-dia a uma rede mundial de computadores. Com o passar dos anos surgem mais aparelhos eletrodomésticos, máquinas industriais, meios de transporte à Internet, tênis, roupas, e até maçanetas conectadas a internet e a outros dispositivos como smartphones e computadores, cujo o seu desenvolvimento depende das novidades técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless e a nanotecnologia. (Que é o estudo de manipulação da matéria numa escala molecular e atômica)

Como surgiu a Internet das Coisas?

Desde o ano de 1991 é discutida a ideia de conectar objetos, quando a Internet que conhecemos hoje e a conexão TCP/IP começou a se popularizar. A Internet nos dias de hoje não é usada só por pessoas, mas também por objetos ou dispositivos com algumas capacidades de processamento que lhes permitem, entre outras tarefas, enviar e receber informação através da rede. A Internet das Coisas, ou a internet que irá ligar todos os componentes físicos, como por exemplo um frigorífico ou um telefone celular, a mesma cobre toda a infraestrutura necessária como hardware, software e serviços, para suportar esta rede de ligação de objetos físicos.

Para seu funcionamento e para sua conexão, a largura de banda será indispensável já que a Internet das Coisas será baseada na conectividade wireless entre as etiquetas dos objetos, os sensores e outros aparelhos inteligentes.

O tempo limitado e a rotina farão com que as pessoas se conectem à Internet de outras maneiras. Vai ser possível acumular dados dos movimentos de nossos corpos com uma perfeição muito maior do que as informações de hoje. Com esses registros, irá conseguir reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos. Essa revolução tecnológica será maior do que o próprio desenvolvimento do mundo online que conhecemos hoje, segundos os especialistas.

Funcionamento

Primeiro, para ligar os aparelhos e objetos do dia-a-dia a grandes bases de dados e redes, é necessário ter um sistema eficiente de identificação. Só desta forma se torna possível reunir e registrar os dados sobre cada uma das coisas. A RFID oferece esta funcionalidade, que é a identificação por rádio frequência.

Segundo, o registro de dados contribuirá da capacidade de detectar mudanças na qualidade física das coisas usando as tecnologias sensoriais. A inteligência própria de cada objeto aumenta o poder da rede de devolver a informação processada para diferentes pontos.

1

Finalmente, os avanços ao nível da produção de peças e mecanismos de pequeníssimas dimensões e da nanotecnologia significam que cada vez mais pequenos objetos terão a capacidade de interagir e se conectar. A combinação destes melhoramentos criará uma Internet das Coisas que liga os objetos do mundo de um modo inteligente e sensorial.

Assim, com os benefícios da informação integrada, os objetos de uso diário e os produtos industriais poderão ser equipados com sensores que detectam mudanças físicas à sua volta ou ter identidades eletrônicas. Essas mudanças transformaram os objetos fixos em coisas dinâmicas e novas, adicionando inteligência ao meio e estimulando a criação de produtos inovadores e novos serviços.

RFID

Essa tecnologia é vista como potenciadora da Internet das Coisas e usa frequências de rádio para identificar os produtos. Esse sistema oferece além da identificação de objetos informações importantes sobre sua localização e seu estado, apesar de que algumas vezes identificada como a sucessora dos códigos de barras.

Estes sistemas foram primeiramente usados na indústria farmacêutica, em grandes armazéns e na saúde. As mais recentes aplicações vão dos esportes e atividades de tempos livres à segurança pessoal. Está para ser implantados de baixo da pele humana para fins médicos as etiquetas, que também pode ser chamado de “tags”.

A expectativa é que futuramente poderemos usar roupas inteligentes que se adapta às características da temperatura ambiente, a passagem por um sensor irá indicar-nos qual a devida manutenção que o nosso carro necessita, poderemos usar os óculos de sol para receber uma chamada vídeo e os atendimentos médicos poderão ser prestados antecipadamente, graças a diagnósticos mais rápidos e eficientes.

Aplicações da Internet das Coisas

A Ford e a Intel estão desenvolvendo um protótipo chamado Mobii que pretende reinventar o interior dos automóveis. Quando o motorista entrar em um carro com essa tecnologia, o reconhecimento do rosto será feito através de uma câmera, a fim de oferecer informações sobre seu cotidiano, receber orientações para acionar o mapa com GPS, e até recomendar músicas.

2

Após algumas tentativas de reconhecimento do rosto da pessoa que estiver no veículo, o sistema Mobii tira uma foto e manda todas informações para o celular do proprietário, evitando furtos. Esse é um exemplo de um carro dentro de um ambiente da Internet das Coisas, com acessórios online e agindo de maneira inteligente.

Outro exemplo de aplicação da Internet das Coisas são a Thyssenkrupp, que é fabricante de elevadores e a Microsoft. Um sistema inteligente e online, foi desenvolvido junto pelas empresas para monitorar os elevadores através de call centers e técnicos. Esse software funciona em grandes redes de computadores, além de rodar em um aplicativo para tablets com Windows.  

A finalidade desse programa é prestar assistência técnica em tempo real e evitar acidentes com manutenções preventivas nos elevadores da marca. Com a iniciativa desse programa, resultou-se em uma redução de custo e é um exemplo de uma aplicação da Internet das Coisas em infraestrutura.

Vantagens

Por si só a Internet das Coisas é uma ideia interessante, e a sua clara vantagem é a conexão de todos equipamentos eletrônicos.

Esta ligação entre os aparelhos eletrônicos trás benefícios claros à nossa sociedade pois, possibilita um maior domínio e entendimento de como os sistemas interagem entre eles, e em última análise proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com