TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Regulamentação na Internet

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Agentes Reguladores

Prof.(a): Hana Karina Salles Rubinstejn

Faculdade de Computação _ FACOM

Tecnologia em Redes de Computadores

Aluno: Rybamar Galan Alvarez

Aula 29/10 - Regulamentação da Internet [2 pt]

Redija um texto de 2 a 3 páginas sobre o registro de domínios e números IP, explicando o papel e as atuações dos órgãos regulamentadores da Internet no Brasil e no mundo.  Principais órgãos: ICANN e IANA, CGI.br, NIC.br e Registro.br.

O que é um domínio?

Todos os computadores que estão conectados na Internet recebem um número que chamamos de número IP (exemplo: 200.231.204.181). Podemos comparar isso à rede telefônica onde cada linha possui um número que a identifica em qualquer lugar do mundo. Mas, ao contrário do telefone, quando você acessa um provedor de Internet, seu computador ganha um novo número que é utilizado durante o seu acesso. Desta forma, seu número IP muda sempre que você conecta. Porém, os computadores conectados na Internet com a função de prover a hospedagem de sites (homepages) possuem um número IP fixo. Os sites são acessados utilizando o número IP. Mas, imagine como seria complicado decorar estes números na hora de acessar o endereço do seu site preferido. Foi para simplificar isto que surgiram os domínios - nomes compostos de letras e que normalmente possuem algum significado ou representam o nome da empresa ou do site. Um domínio é como um apelido para um número IP e graças a ele não precisou decorar números IP\\\'s para acessar os sites. Servidor de Nomes ou servidor de DNS.
Para que possamos acessar os endereços dos sites (IP\\'s) através de nomes, existem Servidores de DNS que fazem a tradução dos nomes de domínio para os números IP\\\'s, e com isso, nos preocupamos apenas em decorar os nomes dos sites.
Quando estamos ligados a um provedor de Internet estamos também utilizando os serviços do servidor de DNS que nada mais é do que uma máquina e um software responsáveis por informar o número IP dos domínios que estamos acessando durante nossa navegação. Quando tentamos acessar um site, o navegador que utilizamos pergunta ao servidor de DNS do seu provedor qual o número IP do domínio que estamos acessando. Quando o navegador obtém o número, ele inicia o acesso ao conteúdo do site. Essa operação é realizada constantemente sem que você perceba. Uma forma de você verificar isto ocorrendo é abrindo uma janela do "DOS" e digitando o comando "ping www.uol.com.br" (esse teste pode ser feito com qualquer endereço da Internet no momento que você estiver conectado). Veja que será informado o número IP do site. Você pode copiar este número e experimentar acessar o site a partir dele para comprovar que tanto faz utilizar o número IP ou o nome do domínio. A grande vantagem de utilizar o domínio está na facilidade de memorizar o endereço e na facilidade que temos de modificar este número IP quando bem desejarmos sem afetar os acessos. Isso acontece quando você transfere o seu site hospedado em uma empresa para outra. O número IP nunca será o mesmo de uma empresa para a outra, porém o domínio permanece inalterado, sempre. 

O Cartório dos Domínios (registro.br)

O Registro.Br (registro.br) é órgão responsável pelo registro dos domínios brasileiros. Ele é administrado pela FAPESP (www.fapesp.br), uma instituição governamental de pesquisa. O processo funciona como em um cartório: quando você registra um domínio, está garantindo a propriedade sobre o mesmo. Ele será seu desde que você pague as taxas de registro e taxa de manutenção anual. Com isso você poderá determinar 2 servidores de DNS que serão responsáveis por dizer ao mundo o número IP da máquina onde está localizado o seu site. Estes servidores serão da empresa que vai hospedar seu site. Mudando o servidor de DNS você muda a empresa que vai hospedar seu site. Desta forma, quando alguém desejar acessar seu site o Registro.Br estará pronto para informar qual o endereço do servidor de DNS que pode responder o número IP do seu site. Quando você muda seu domínio para outra empresa de hospedagem basta atualizar o cadastro no órgão informando o novo servidor de DNS responsável pelo seu domínio. Cada empresa de hospedagem possui seu próprio servidor de DNS. E também oferece ao cliente a máquina com todos os recursos necessários para hospedagem do site. 
Preços de Registro de Domínio no Brasil:
O site http://registro.br que é o responsável pelo registro de domínios no Brasil cobra uma taxa anual de R$ 30,00 pelo registro de qualquer um dos diversos tipos de domínio que são oferecidos. O registro.br não obriga o pagamento IMEDIATO destas taxas. Você pode registrar o seu domínio sem pagamento de qualquer taxa inicial. Depois, é só aguardar que o Registro.Br irá lhe enviar pelos correios ou on-line um boleto bancário para que seja feito o pagamento. A data de vencimento deste boleto pode variar entre 15 a 30 dias a partir da data do registro. No caso de registro de domínio.com, .net e .org você pode optar entre diversas empresas existentes no mercado.


Registro de Domínios no Brasil

O Registro.Br é o único órgão responsável pelo registro dos domínios com terminação .br. O domínio é sempre de propriedade daquele que registra primeiro. Se você pensa em um nome, efetua a pesquisa dele no site http://registro.br e verifica que ninguém o registrou, então você está apto para registrá-lo. O Registro.Br disponibiliza diversas extensões de nomes que servem para classificar o tipo de site que utiliza o domínio. Um endereço .com.br representa sites comerciais em geral, o domínio ind.br representa as industrias e assim por diante. O Registro.Br chama estas extensões de DPN\\\'\\\'\\\'\\\'\\\'\\\'\\\'\\\'s ou "domínios de primeiro nível". Estes são divididos em 3 grupos:

1) DPN\\\'s de Instituições
2) DPN\\\'s de Profissionais Liberais
3) DPN\\\'s de Pessoas Físicas

Órgãos reguladores da Internet no Brasil e no mundo:

  1. ICANN: (Internet Corporation for assigned names and numbers _ Corporação da Internet para atribuição de nomes e números).  É uma entidade internacional sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços do protocolo da internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genérico (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), assim como as funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz.

Baseada na Marina Del Rey, a ICANN foi criada em 18 de setembro de 1998 para coordenar algumas tarefas originalmente executadas mediante contrato com o governo dos Estados Unidos da América, através da INTERNET ASSIGNED NUMBERS AUTHORITY – IANA, e outras entidades. Esta veiculada ao departamento de comércio dos Estados Unidos desde o início de suas atividades. Usado por diferentes elementos do documento que usarão uma formatação comum.

Para chegar a uma outra pessoa na internet você tem que digitar um endereço em seu computador – um nome ou um número.  Esse endereço deve ser exclusivo para os computadores encontrarem o outro. A ICANN coordena esses identificadores únicos em todo o mundo. Sem essa coordenação, não teríamos uma internet global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com