TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Simulação De Processos Em Execução

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

 

 

 

 

Relatório de avaliação de qualidade de software

 

 

 

 

 

 

 

Aluno: Matheus de Freitas Machinez

Matrícula: 1230119822

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

 

 

 

 

 

 

RIO DE JANEIRO – RJ

2023

 

Enunciado do Trabalho

 

Para formalizar a qualidade de software na empresa, é necessário compreender como as coisas funcionam. Você sabe que apenas isso não basta. Mesmo que devagar, “em pequenas partes”, a implantação da qualidade precisa de ações contínuas nos processos e na cultura da empresa. É necessário ter consciência de que sempre terá algo a melhorar em um produto ou em um processo, e buscar a melhor qualidade é uma meta; produz efeitos que podem ser percebidos ao longo do tempo no crescimento e na boa imagem da empresa. 

Você foi contratado como estagiário em uma empresa de desenvolvimento de software. Algumas mudanças organizacionais surgiram e, com elas, a necessidade de implantar um procedimento para formalizar a qualidade de software. Inicialmente, foi realizado um levantamento do que já havia sido feito.  

O seu desafio é tratar a avaliação dos fatores que afetam a qualidade dos produtos. Elabore um relatório contendo a sua avaliação de algumas características de um software imaginário que esteja em desenvolvimento. Como esse software não chegou a ser feito, considere que as avaliações devam ser apenas estimadas, de acordo com os critérios que definem cada uma delas. 

Procedimentos para elaboração:

1 – Descreva os objetivos de avaliação de qualidade. 

2 – Descreva as características do software com perguntas e respostas para cada uma delas.  

3 - Elabore o seu trabalho em, no máximo, 30 linhas. Para isso, utilize um editor de texto (Word, por exemplo), fonte Arial ou Times, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Identifique o arquivo com seu nome e matrícula. 

4 - Poste o seu trabalho no AVA, em formato PDF, para a avaliação do tutor. 

                   

   

 

Avaliação de qualidade de software

 

Em primeiro lugar, identificamos que a necessidade de melhoria da qualidade do produto é de suma importância, dessa maneira a avaliação do produto de software com base nas normas tem sido uma das maneiras eficientes de medir e aprimorar a qualidade de seus produtos.  

Logo, a definição de um bom software são os elementos que compõem o conceito de qualidade e uma das possíveis medidas de qualidade é que seja adequado ao propósito, o que significa que o software precisa funcionar de acordo com o que foi projetado. Por isso, o objetivo do processo de avaliação de qualidade busca garantir que os produtos do software e os processos montados estejam em conformidade, através de métricas de medições, auditorias e inspeções.

De acordo com isso, após ser contratado para ajudar a implantar um procedimento para medir a qualidade do software, a primeira etapa, é realizar um levantamento dos processos e ferramentas que essa empresa já possui. A partir desta análise, identificar quais processos são utilizados de forma sistematizados ou não e montar um plano de ação para implantação de tal procedimento.

Os parâmetros das métricas de qualidade para este relatório serão divididos entre: Processo, usuário, como o produto é percebido pela equipe e qual o ponto de vista da equipe sob o produto avaliando as principais características de forma estimada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (402.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com