TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  30/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

MATHEUS MENDES DIAS – D774AE3

Bruno de Carvalho Yamada - N330449

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

SÃO PAULO

2020

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVO        5

3.        FUNDAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDES        7

4.        PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO        11

  1. PROJETO  (ESTRUTURA  E  MUDULOS  QUE  SERÃO  DESENVOLVIDOS)  DO

PROGRAMA        14

6.        RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA        18

7.        APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA        28

8.        BIBLIOGRAFIA.        32

9.        FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS        33

1.  INTRODUÇÃO

A humanidade sempre teve a necessidade e transmitir e receber informações, e durante toda sua história o ser humano inovava na maneira de poder enviar mensagem, seja a um destinatário específico, como o uso de cartas, ou a um público geral com o uso outros recursos. Conforme as técnicas e suas respectivas tecnologias evoluíam, a transmissão de dados ficava cada vez mais rápida, a exemplo de recursos como telegrama, telefone, rádio e até o recente e-mail. Entretanto, mesmo com toda a velocidade que se tem um e-mail, ainda assim não é considerado um recurso suficiente para atender as demandas contemporâneas na transmissão de informação de uma pessoa para outra.

O cientista da computação Jarkko Oikarinen, enxergou essa necessidade em 1988 desenvolveu um sistema de troca de mensagens, nomeado como IRC (Internet Relay Chat) que usava o protocolo TCP/IP em que poderia conectar diversos usuários em conversas, fossem essas conversas públicas ou privadas. A utilização do IRC começou a se expandir rapidamente e com o decorrer de alguns meses o sistema já era utilizado em algumas faculdades da Finlândia. Porém, foi em 1993 que o IRC tomou uma proporção maior, durante a Guerra do Golfo ele serviu de meio de comunicação instantâneo para noticiar eventos em tempo real entre pessoas que tinham acesso à internet no Oriente Médio.

Com o passar dos anos, algumas empresas começaram a utilizar as aderir as trocas de mensagens instantâneas, a Microsoft criou o seu próprio sistema de mensagens, o MSN um sistema que era tão eficiente quanto o IRC, e mais pra frente iram implementar um sistema de conversa por vídeo em tempo real.

No Brasil, tivemos alguns meios de comunicação por mensagens populares, eles ficaram conhecidos como “bate-papo”, o mais famoso deles era o “bate-papo UOL” da empresa UOL que foi muito usado para que pessoas se conhecessem dentro dessas plataformas. Ficou muito popular pois era bem fácil de usar, bastava o usuário escolher um nickname (apelido) e escolher uma sala para iniciar a conversa com as pessoas que estavam lá.

Em função desse contexto, nossa atividade consiste em um chat, muito semelhante ao bate-papo citado anteriormente, para que o usuário consiga trocar as mensagens, ele precisa entrar em um servidor e em uma porta desse servidor, que faz o papel das salas, todos os usuários que estão logados nessa porta receberão a mensagem. Já o

usuário que enviou a mensagem, esse recebe do servidor uma notificação de confirmação de que a mensagem foi enviada com sucesso e, caso tenha algum problema no envio das mensagens, o servidor enviará uma mensagem notificando erro ao usuário que enviou a mensagem.

Na realização da atividade foi utilizada a linguagem de programação JAVA para desenvolver o programa, juntamente com o conceito de socket com vistas a poder fazer a comunicação entre o cliente e o servidor. Do mesmo modo desenvolveu-se arquitetura cliente servidor. O protocolo da comunicação foi o TCP/IP, pelo fato de garantir que os dados cheguem ao destinatário sem perda de pacote na transmissão deles.

2.  OBJETIVO

Um dos grandes problemas ambientais que o Brasil enfrenta nos últimos tempos são as queimadas, de acordo o sistema Programa Queimadas do INEP no ano de 2019 foram mais de 71 mil focos de incêndio nos períodos de janeiro até 18 de agosto de 2019, esse número mostra uma crescente de 86% em relação ao ano anterior.

A área que foi queimada nesse período foi corresponde a 318 mil quilômetros quadrados, ressalta-se que esse número equivale a área dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro juntos. As queimadas aumentaram em todos os seis biomas do Brasil, o gráfico abaixo mostra qual a porcentagem dessas queimadas dentro dos biomas brasileiros.

[pic 1]

Fonte: INEP

No ano de 2020, conforme indicado no gráfico 2, o número de queimadas vem aumentando, só nos dois primeiros meses já encontramos mais de 250 focos de incêndio dentro da Amazônia brasileira, esse número é o maior registrado no país nos últimos 3 anos.

[pic 2]

Imagem encontrada em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/03/04/numero-de-queimadas-nos-dois-primeiros-meses-de-2020-e-maior-dos-ultimos-3-anos.ghtml Fonte: INEP

A relevância do nosso software está assentada no objetivo de ajudar a diminuir esse número, utilizando da troca de mensagens em tempo real. Ele foi desenvolvido para que os usuários possam trocar se comunicar em tempo real através de mensagens de texto, e quando essa mensagem for enviada com sucesso a todos os usuários receberá uma mensagem de confirmação, não tendo a necessidade de o receptor confirmar a entrega da mensagem. Esse software foi pensado para os agentes ambientais, se todos os responsáveis por uma área se conectarem a um servidor, eles podem enviar uma mensagem caso avistem algum problema e, dessa forma, todos ficam sabendo e conseguem atuar nos casos de queimada mais rapidamente. E se caso ocorrer algum problema com o envio da mensagem, o usuário fica sabendo e tenta enviar a informação por outro meio, diminuindo o desperdício de tempo que pode prejudicar a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (724.9 Kb)   docx (563.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com