TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

DOUGLAS ALEXANDRE DOS SANTOS - D196138

IGOR WALACE CUEVAS – N148CE2

JOÃO VITOR DE SÁTIRO – D2797H4

THIAGO HENRIQUE DA SILVA SIMÕES – D390DB8

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

SÃO PAULO

2019

Índice

Índice 2

Objetivo 3

Introdução 4

Fundamentos da Comunicação de Dados em Rede 6

Plano de Desenvolvimento da Aplicação 10

Estrutura do Programa 15

Código 18

Fichas 20

Bibliografia 24

Objetivo

O principal objetivo deste trabalho é facilitar a comunicação entre pessoas que trabalham buscando saber qual as atividades industriais estão gerando poluição no Rio Tietê. Desse modo desenvolvemos uma ferramenta de comunicação em rede, facilitando a busca de dados, o controle da equipe e tornando o trabalho mais ágil.

Introdução

A transferência eletrônica de arquivos mais conhecida como Comunicação em redes que teve origem na área de telefonia e telecomunicações, no qual você utiliza um computador ou periférico para se comunicar, teve uma crescente alta nesse meio da comunicação tendo assim impacto significativo em aspectos do nosso cotidiano.

Um desses aspectos foi a distribuição, conforme foi crescendo passou a contar com novos modos de geração, interconexão e compartilhamento. O conhecimento ficou mais fácil de ser buscado com a alta da comunicação, antigamente era difícil busca-lo por conta de acesso as informações, livros, etc. hoje em dia temos informações para buscar o conhecimento totalmente disponível virtualmente, podendo ser acessado em minutos e com muita facilidade. Muitas empresas dependem da comunicação em rede, para facilitar as transferências de arquivos, dados, informações, no qual são necessárias no cotidiano de uma empresa.

As redes de computadores englobam desde os aspectos físicos até os aspectos de aplicação. No caso da Internet, esses aspectos são concentrados em mecanismo que podem ser chamados de transporte e ainda incluem gerenciamento das redes, roteamento e operação. Os tópicos referentes às áreas de infraestrutura de comunicação e mecanismo de transporte são inclusos na linha de pesquisa “Redes de Comunicação”.

Assim os modos de pesquisa nesta linha incluem, mas não limitam a:

Redes Convergentes: Telefonia, dados e vídeo: VoIP, VoD, Triple Play (3P), IPTV.

Redes de Comunicação Sem Fio: Redes celulares: 2G, 2.5G, 3G e 4G; Redes ad-hoc e de sensores sem fio; WLAN (Wi-Fi, IEEE 802.11); WPAN (Bluetooth, IEEE 802.15); WMAN (WiMax, IEEE 802.16); Redes residenciais (Home Networks - HAN); Redes sem fio em Malha (Wireless Mesh Networks).

Redes Ópticas: Planejamento e Projeto de Redes Ópticas, Algoritmos de Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda; Dispositivos Ópticos; Integração de Redes Ópticas com Redes IP; GMPLS; Arquiteturas de Redes OBS (Optical Burst Switching) e OPS (Optical Packet Switching); Modelamento e Análise de Desempenho de Buffers Ópticos.

Gerenciamento e Operação de Redes; Gerenciamento de redes; Medição, Análise e Modelagem de Tráfego; Qualidade de Serviço; Planejamento de Capacidade; Roteamento; Engenharia de Tráfego e MPLS.

Redes sobrepostas (overlay): redes peer-to-peer (p2p), redes de distribuição de conteúdo (CDN).

Fundamentos da Comunicação de Dados em Rede

Comunicação de Dados trata-se da comunicação entre computadores através de um meio de transmissão. Essa transmissão de informações se resume no envio de sinais através dos meios físicos de comunicação que compõem as redes.

Eficiência

Quanto a eficiência de um sistema de comunicação de dados, se resume em três fundamentais características: Entrega, Confiabilidade e Tempo de Atraso.

Entrega

As informações são recebidas somente pelo dispositivo ou usuário de destino, entregando as informações ao destino correto.

Confiabilidade

Informações corrompidas não são mito úteis, sendo assim, a entrega das informações deve ser garantida pelo sistema.

Tempo de Atraso

Informações que sofrem atrasos na entrega, não são úteis. O sistema devera ter um tempo pré-definido a fim de evitar possíveis atrasos.

Componentes

Para se realizar com sucesso, deve-se seguir alguns elementos básicos:

Mensagem

Informação a ser enviada, constituída por texto, números, figuras, multimidia, entre outros.

Transmissor (TX)

Trata-se do dispositivo que envia mensagens, tais como, computador, telefone e assim por diante.

Receptor (RX)

Trata-se do dispositivo que recebe a mensagem, tais como, computador, telefone e assim por diante.

Meio de Transmissão

É o caminho físico por onde viaja uma mensagem originada e dirigida ao receptor.

Protocolo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com