TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE COMPUTAÇÃO

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]Licenciatura em Computação

[pic 3]

2018 • Clarentiano - Rede de Educação

SANDRO PIRES FERREIRA - 8045348

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE COMPUTAÇÃO

Caxambu

2018


SANDRO PIRES FERREIRA

Didática Geral

Portfólio 7ª-Semana para a Disciplina de:

Didática e Metodologia do Ensino de Computação

Professor / Tutor a Distância:

Priscila Bertanha

pedagogia@clarentiano.edu.br

Rede de Educação Clarentiano.[pic 4]

Caxambu-MG

2018


A Didática é de extrema importância na formação, construção e concepção do educador, pois aborda a compreensão de práticas pedagógicas, compondo maneiras, ideias e intensões de aprendizagem que enriquecem os educadores, tornando-os mais reflexivos, criativos, comprometidos e críticos em relação a educação e sua abordagem.

Os objetivos da Didática estão diretamente ligados com as experiências históricas da educação e escolarização. O processo histórico da Didática é muito interessante e importante, pois cada época tem uma didática diferente, de acordo com sua realidade, necessidades e anseios. Com o passar do tempo, a didática configurou-se em métodos e procedimentos, compreendidos como aplicação do conhecimento científico, traduzidos de técnicas de ensinar. A escolarização foi pontuada pela burguesia de forma a consolidar a ordem democrática. Caso o aluno não assimilasse o conteúdo, a responsabilidade não era da escola e nem dos professores. A partir dos anos 60, com o advento da tecnologia e informática surgiram novas técnicas de aprendizados, compondo um novo paradigma didático.

O plano de ensino e plano de aula do professor devem estar alinhados com Projeto Político Pedagógico da escola, pois quando existe uma interligação entre as áreas de conhecimento específicos e o planejamento do Projeto Político Pedagógico, todos são beneficiados, alunos, professores e direção escolar, melhorando a qualidade de ensino.  

O Planejamento Escolar é uma ação pedagógica essencial no processo de ensino e o mesmo deverá ser elaborado em consonância com o Plano Diretor da Escola e com os Planos de Curso já definidos nos anos anteriores. Identificar o conteúdo a ser apresentado em sala de aula e alinhá-lo com a didática, é de suma importância para que os alunos compreendam e assimilem a matéria, reflitam sobre o assunto e desenvolvam sua opinião e posicionamento. O Plano de aula precisa exercer uma atividade engajada, intencional, científica, de caráter político e ideológico. A interligação do planejamento do educador com as atividades comemorativas da escola, coordenação e projetos interdisciplinares, amplia e fortalece o conhecimento dos educandos.

O educador deve ter como princípios constantes inovações didáticas em sua área, tais como: utilização de recursos tecnológicos, dinâmicas, leituras, imagens, vídeos, atualidades contemporâneas, conteúdos inovadores, etc., necessitando de instrumentos educativos que possibilitem e despertem a curiosidade e expansão do aprendizado dos alunos, garantindo uma visão conceitual e significativa no aprendizado, seja ele teórico ou prático.

A prática pedagógica tem por objetivo inserir conceitos significativos e práticos aliados aos conteúdos de cada área específica. Tornar a aula atrativa impulsiona o aluno a novas descobertas, onde estratégias inovadoras podem ser implantadas, agregando valores positivos nas aulas, despertando o interesse dos alunos e agregando valores ao aprendizado.

As avaliações devem estar em consonância com o plano de aula e objetivo dos conteúdos a serem desenvolvidos, atingindo os objetivos propostos, de acordo com a área específica que está sendo trabalhada. A Avaliação de cada matéria pode ser composta de forma teórica e prática, de acordo com a necessidade do educador e objetivos das aulas, pontuando questões significativas que estejam assimiladas internamente nos educandos.    

Os parâmetros curriculares nacionais, do ensino médio e ensino fundamental devem ser seguidos pelos educadores para composição do Planejamento Anual e planos de aulas, seguindo as diretrizes básicas do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com