TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  11/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso

Devemos pedir novamente? – A abordagem da Marks & Spencer

Um caso especial de decisão de controle de estoque de “quanto pedir?” É a decisão: “Devemos pedir algo mais?” Os varejistas, principalmente, precisam continuamente rever suas linhas estocadas que mantêm nas prateleiras. Por exemplo a M&S tem uma filosofia simples: se vende, reestoque rapidamente e evite falta, se não vende, tire das prateleiras rapidamente e substitua por algo que venda bem. A abordagem da M&S com freqüência significa colocar uma nova linha nas prateleiras, em uma loja piloto e observar a reação dos consumidores muito de perto. A loja mais freqüentemente usada para estas tentativas é a loja Marble Arch em Londres. Algumas vezes, é possível tomar decisões de reestoque em poucas horas o não surpreendente quando o tempo de giro pode ser de uma semana.

Para decisões de controle de estoque mais rotineiras, a empresa usa um sistema de pedido de estoque automático que eles chamam de Reabastecimento Assistido de Estoque ( Assisted Stock Replenishment – ASR ). Isso os auxilia a sempre ter o estoque certo de produtos têxteis  na loja, no momento certo. O sistema que está agora instalado na loja Marble Arch, leva em conta todos os bens passados na caixa registradora por meio do sistema de ponto-de-venda eletrônico e automaticamente gera um pedido de reabastecimento desse item. O sistema antecipa pedidos para cada item baseado nas vendas da semana anterior e nas entregas antecipadas. As vendas do dia atual são continuamente revistas, e qualquer item extra requerido é entregue no dia seguinte. Os pedidos chegam às lojas vindos do centro de distribuição em Neasdem, na região norte de Londres. Novos pedidos são, em geral, colocados antes das 08:30 hs, e 85% deles chegarão antes do fechamento do dia. O restante chega na manhã seguinte, antes da hora de abrir. O número de entregas de cada dia varia entre 14 e 24, dependendo do dia do movimento.

        Na loja, as principais tarefas de controle de estoque são assegurar que todas as araras de roupas estejam completas, que as etiquetas reflitam as informações de vendas do mostruário e que tudo está arranjado corretamente. Durante o dia, o supervisor de área observa os níveis de estoque e o fluxo de consumidores nas proximidades dos mostruários, para o caso de ser necessári fazer qualquer mudança na localização dos estoques. A loja tem uma política de não trazer estoques para o local de vendas durante as horas de atendimento ao público; mas, no caso de itens de rápida movimentação, isso pode ser às vezes inevitável.

Questões

1 - Por que é particularmente importante para operações de varejo como a Marks & Spencer fazer julgamentos rápidos de quão bem é provável que um produto venda?

2 – Em sua opinião, qual é a maior vantagem de usar o sistema de ponto de venda eletrônico?

3 – Que tipo de política de estoque a Marks & Spencer parece operar em suas lojas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com